Esportes

Judocas brasileiros chegam às semifinais nos Jogos de Toronto

Um dia depois de garantir o primeiro ouro e outras duas medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o judô brasileiro conquistou neste domingo (12) mais três vagas nas semifinais.

Alex Pombo Silva derrotou Juan Rosa, de El Salvador, na categoria abaixo de 73 kg, com um ippon no começo da luta, sem grandes dificuldades.

Pouco antes, Rafaela Silva também conseguiu o feito na modalidade abaixo dos 57kg contra a argentina Gabriela Narvaez. A disputa foi mais acirrada, mas Rafaela venceu com um wazari, um yuko e um shido.

A terceira semi ficou por conta de Charles Chibana, na faixa de até 66 kg, que derrotou o salvadorenho Gustavo Lopez com um ippon.

A próxima fase da competição acontece ainda neste domingo (12).

MEDALHAS

Vieram do judô as primeiras medalhas do Brasil nos Jogos de Toronto, no último sábado (11). Érika Miranda derrotou a canadense Ecaterina Guica na categoria até 52 kg e conquistou o primeiro ouro do país. Felipe Kitadai conseguiu a prata na modalidade abaixo de 60 kg e Nathália Brígida levou o bronze na categoria até 48 kg.

Para o Pan de Toronto, a meta estabelecida pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô) é medalhar em todas as 14 categorias em disputa, no masculino e no feminino.

Há quatro anos, em Guadalajara-2011, foram 13: sete com os homens (dos quais seis ouros e uma prata) e seis com as mulheres (duas de bronzes).

O judô é considerado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) o carro-chefe do time nacional para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

A modalidade vai, seguidamente, ao pódio olímpico desde Los Angeles-1984. Na edição de Londres-2012, foram quatro medalhas: uma de ouro e três de bronze.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir