Dia a dia

Jovens do Amazonas participam de encontro com o Papa, na Cracóvia

EMBARQUE_JMJ_REPROD

Os jovens embarcaram rumo à Cracóvio no dia 19 deste mês para participarem da JMJ – foto: reprodução

Oito jovens amazonenses desembarcam neste sábado (23) na cidade da Cracóvia, na Polônia, para participarem da 31ª edição da Jornada Mundial da Juventude. Este ano, o evento será realizado entre os dias 26 e 31 de julho, e irá abordar o tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia’ (Mt 5:7).

Os jovens frequentam a igreja São Domingos Sávio, localizada no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus e embarcaram no último dia 19 e, antes do destino final, passaram por Lisboa e Berlim. O pároco da igreja realizou uma missa de envio, especialmente dedicada aos oito missionários, no dia 17, deste mês.

O publicitário Erick Frota, 26, contou que, em 2013, a comunidade enviou 22 jovens à Jornada realizada no Rio de Janeiro e que, alguns deles, já começaram uma mobilização para a ‘missão Cracóvia’.

“Houve um período de inscrições para esta nova caravana e fechamos em 15 jovens, mas no decorrer das atividades alguns tiveram que ficar pelo caminho, pois os desafios eram grandes. Então, apenas oito permaneceram e são estes que já estão em peregrinação”, contou Erick, que durante a entrevista já estava em Lisboa na companhia de Lorenn Sophia, Carlos Avelino, Leandro Frota, Andrelina Fernandes, Cíntia Arcos, Raquel Aquino e Otacicleide Aquino.

O publicitário disse ainda que os custeios em relação às despesas da viagem, além das economias pessoais, tiveram a colaboração dos membros da igreja, participando de eventos realizados pelos jovens ao logo de dois anos e meio. Erick assegurou que, no final, todos saíram ganhando com a participação do grupo na JMJ.

“Cada jovem que caminha na igreja sabe da importância em participar de um evento como esse. Vai agregar muito valor à comunidade, pois os jovens retornam para a paróquia com novas experiências, com conhecimentos que poderão ser aplicados no dia-a-dia das pastorais que formam a comunidade”, declarou o jovem.

MISSA_DE_ENVIO_REPROD

O pároco da São Domingos Sávio realizou uma missa de envio, especialmente dedicada aos oito missionários – foto: reprodução

Em um vídeo divulgado no último domingo (19), pela organização da JMJ, o papa Francisco deixou uma mensagem aos jovens e confessou a expectativa pelo encontro em Cracóvia.

“Sinto um grande desejo de vos encontrar para oferecer ao mundo um novo sinal de harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia”, disse o pontífice.

A expectativa em reencontrar o chefe supremo da Igreja Católica é bastante esperada pelo grupo amazonense. Mesmo sem a oportunidade de trocar algumas palavras com o papa, Erick assegura que a sensação de proximidade faz bem aos jovens.

“Em 2013 tivemos contato muito próximo com ele, o vimos de muito perto várias vezes e só de tê-lo próximo foi maravilhoso. A presença dele nos faz sentir muito bem. É sentir a presença real de Deus através do sucessor de Pedro. E saber que agora teremos uma nova oportunidade de participar de uma Jornada com a presença dele é de uma felicidade imensa, pois renovaremos tudo que ganhamos espiritualmente na última JMJ e um ganharemos um amadurecimento espiritual”, descreveu o jovem amazonense.

A busca pela ‘verdadeira vocação’ é o que impulsiona Erick a participar de mais uma JMJ. “Estou ainda em processo de descoberta ao longo desta minha caminhada. Almejo desta vez fazer um encontro com o rosto misericordioso de Jesus, na terra de São João Paulo II, e descobrir o que Deus quer de mim para a eternidade, de como deverei servi-lo, se como leigo ou religioso”, pontuou o publicitário.

O evento

A Jornada Mundial da Juventude, ou simplesmente, JMJ, é um evento religioso trienal criado pelo Papa João Paulo II, em 1985, que reúne jovens católicos de todo o mundo para a propagação da Igreja.

Durante uma semana, os jovens celebram e aprendem sobre a fé católica, conhecem melhor o catolicismo, compartilham vivências de espiritualidade e, claro, constroem amizades com pessoas de todos os continentes.

Além da cidade-sede, é de responsabilidade do pontífice a escolha de um versículo bíblico a ser desenvolvido como tema do encontro para ser trabalhado no decorrer da JMJ, com realizações de missas, catequeses, momentos de adoração, shows, entre outras atividades. Tudo traduzido, simultaneamente, em diversas línguas.

A última Jornada Mundial da Juventude foi realizada em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo cerca de 3,7 milhões de jovens. O número aponta a edição como a segunda maior concentração de jovens da história do evento, perdendo apenas para a JMJ realizada no ano de 1995, em Filipinas, que recebeu um público de 4 milhões de pessoas.

Por Rosianne Couto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir