Esportes

Jiu-jítsu verde e amarelo é disseminado em Jerusalém

A academia de brazilian jiu-jítsu começou com apenas cinco pessoas e foi crescendo até se tornar uma grande família. - foto: divulgação

A academia de brazilian jiu-jítsu começou com apenas cinco pessoas e foi crescendo até se tornar uma grande família. – foto: divulgação

O jiu-jítsu é a modalidade que mais garantiu medalhas para o Brasil em mundiais, isso envolvendo todos os esportes, O esporte de descendência asiática chegou ao país ainda no século passado e virou sucesso graças ao esforço da família Gracie. Com o passar dos anos, a arte suave se espalhou, quebrou barreiras como a do preconceito e criou raízes em todas as regiões do Brasil, tendo como os principais centros de treinamentos os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.

Atletas como José Aldo, Ronaldo Jacaré, Demian Maia e Rafael dos Anjos conseguiram chegar ao principal evento de lutas do mundo, o UFC, vencendo duelos utilizando técnicas do jiu-jítsu.

O Brasil é conhecido mundialmente como o país da modalidade. Vários lutadores conhecidos foram convidados para ensinarem os segredos milenares dessa luta pelo mundo. O jiu-jítsu, a cada dia, chega em mais países e acaba atraindo novos praticantes. Prova disso é que o paulista faixa-preta Ilan Schucman, junto com seu irmão, decidiram abrir a academia Arte Livre Jiu-jítsu em Jerusalém, capital religiosa de Israel.

A iniciativa do brasileiro já rendeu frutos positivos. No ano passado, um atleta da academia conquistou a terceira colocação no campeonato europeu e acabou no quarto lugar no mundial da modalidade newaza (que utiliza todas as técnicas de imobilização no chão).

Segundo Ilan, todo esse trabalho começou graças ao sonho de irmão. Porém, por motivos particulares, ele acabou tendo que liderar a academia e ensinar a arte marcial que aprendeu em São Paulo com o mestre Neury Gomes.

Por Thiago Fernando (equipe EM TEMPO)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir