Mundo

Irã vai participar das negociações sobre a Síria

O governo do Irã informou nesta quarta-feira (28) que o país vai participar das negociações sobre a Síria na próxima sexta-feira (30) em Viena. A reunião será a primeira da qual participarão todos os grandes atores internacionais do conflito. O Irã será representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Javad Zarif, que discutirá uma solução política para a guerra na Síria com representantes dos Estados Unidos, da Rússia, Arábia Saudita e Turquia.

A participação do Irã, um dos países que apoiam o governo do presidente Bashar Al Assad, representa uma mudança no processo diplomático, uma vez que, até agora, o país tem sido excluído das conversações internacionais de 2012 e 2014 em Genebra, devido à oposição dos Estados Unidos e da Arábia Saudita.

“Avaliamos o convite e decidimos que o ministro dos Negócios Estrangeiros participará nas conversações”, disse o porta-voz de Zarif, Marzieh Afkham, à televisão estatal iraniana. Egito, Líbano e União Europeia (UE) também participarão da reunião na capital austríaca.

Amanhã (29), os chefes da diplomacia dos Estados Unidos, da Rússia, Arábia Saudita e Turquia reúnem-se, no fim do dia, em Viena. Na sexta-feira, as conversações serão ampliadas com a presença dos chanceleres do Irã, Egito, Iraque e Líbano, todos convidados pelos Estados Unidos.

A Rússia e o Irã defendem a importância de apoiar o presidente sírio na luta contra o terrorismo e os Estados Unidos, a Arábia Saudita e a Turquia, que apoiam grupos da oposição moderada, exigem o  afastamento de Assad para abrir caminho a um processo político.

A guerra na Síria fez mais de 250 mil mortos desde 2011.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir