Mundo

Irã e potências estendem mais uma vez prazo para acordo nuclear

Em meio a impasses, o Irã e seis grandes potências decidiram estender mais uma vez as negociações sobre o programa nuclear da república islâmica. O prazo – já estendido – para um acordo definitivo terminaria nesta terça-feira (7).

“Estamos continuando as negociações pelos próximos dias. Isso não significa que estamos estendendo nosso prazo”, disse nesta terça a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini.

“Estamos interpretando de uma maneira flexível o nosso prazo, o que significa que estamos usando o tempo, os dias que ainda precisamos, para finalizar o acordo.”

As delegações de diplomatas devem prosseguir com as negociações nucleares em Viena, na Áustria, até sexta-feira (10).

O acordo discutido entre Irã, Grã-Bretanha, China, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos tem o objetivo de frear o trabalho nuclear de Teerã por uma década ou mais, em troca de alívio nas sanções sobre a exportação do petróleo iraniano, que prejudicaram a economia.

Para assinar um acordo final, o Irã exigiu das potências o fim do embargo de armas colocado pela Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país devido a seu programa de construção de mísseis balísticos.

Por outro lado, as seis potências não pretendem ceder. Teme-se que, com as armas e os mísseis, o Irã se torne uma ameaça a seus vizinhos e a Israel.

Os negociadores perderam o prazo inicial de 30 de junho para um acordo final sobre a questão e haviam anunciado a extensão das negociações pata até esta terça.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir