Sem categoria

Ipem autua lojas em ação de combate ao contrabando no Centro

Entre os produtos sem origem comprovada estão meias, apontadores de lápis, plugs, cabos USB, adaptador, carregador de celular, máquina de cortar cabelo e lanterna - foto: divulgação

Entre os produtos sem origem comprovada estão meias, apontadores de lápis, plugs, cabos USB, adaptador, carregador de celular, máquina de cortar cabelo e lanterna – foto: divulgação

Cinco lojas de produtos variados, no Centro de Manaus, foram autuadas e tiveram material apreendido pela operação ‘Produtos Seguros’, do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), na manhã desta segunda-feira (15). A ação é parte de uma investigação para combater a venda de produtos contrabandeados.

A Secretaria- Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI) investiga sobre a origem dos produtos e busca identificar os importadores. Durante a fiscalização, vários lojistas fecharam as portas para evitar a abordagem. “Houve um aumento, no ano passado, no número de lojas que vendem produtos que não são apropriados para comercialização. Estamos fazendo um levantamento desses proprietários que estão trabalhando com produtos ilegais, concentrados no Centro”, disse a secretária-adjunta de Inteligência da SSP, Tâmera Maciel.

Entre os produtos sem origem comprovada estão meias, apontadores de lápis, plugs, cabos USB, adaptador, carregador de celular, máquina de cortar cabelo e lanterna. Os comerciantes notificados pelo Ipem têm o prazo de até dez dias para apresentar defesa. A multa pode chegar até R$ 5 milhões e depende de análise pelo setor jurídico do órgão.

A quantidade de mercadorias apreendidas não foi divulgada. O Ipem fará uma triagem do material para análise e, o restante, será destruído. Todo o material foi apreendido nas ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Henrique Martins e Lobo D’almada. A blitz abrangerá outras lojas em galerias populares e ruas comerciais, também no Centro.

Por Michelle Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir