Dia a dia

Ipaam realiza exposição sobre a fauna silvestre no espaço Ecam

O objetivo é orientar os usuários do shopping sobre como é feito o resgate de animais silvestres - foto: divulgação

O objetivo é orientar os usuários do shopping sobre como é feito o resgate de animais silvestres – foto: divulgação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com o Ibama, realizam até o dia 1º de julho, no Espaço de Cidadania Ambiental (Ecam), no piso G3 (Açaí) do Manauara Shopping, zona centro-sul, uma exposição sobre a fauna silvestre.

O objetivo é orientar os usuários do shopping sobre como é feito o resgate de animais silvestres realizado pela equipe da gerência de fauna do Ipaam, além de sensibilizá-los sobre a prática ilegal da comercialização dos animais.

Devido à expansão urbana ou invasões de terras, o habitat da fauna vem reduzindo drasticamente. Preguiças, jacarés da espécie Corôa e Tinga, jiboias e gaviões da espécie Carijó são os mais resgatados pelo Ipaam, em 2015. A gerência de fauna do instituto resgatou de janeiro até maio 260 animais silvestres. Em 2016, no mesmo período foram resgatados 209.

Segundo o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, “nem todos os resgates são de animais ilegais, a maioria dos resgates é de animais que estão em situação de risco, que geralmente invadem as casas das pessoas”.

Marcelo informou também que, eventualmente, os animais resgatados fogem das casas que estão em cativeiro, como o papagaio, onde os donos cortam as asas da ave que, mesmo assim, consegue fugir e acaba parando na residência de outra pessoa, que liga para a gerência de resgate de fauna através dos números 2123-6774 e 2123-6739.

Agosto e setembro são os meses que a gerência de fauna do Ipaam registra mais pedidos de resgate de animais silvestres, provavelmente em decorrência da seca ou do período reprodutivo e também da falta de alimento para os animais na área em que os mesmos vivem. No ano de 2014, entre agosto e setembro, foram 144 animais resgatados. Em 2015, no mesmo período foram resgatados 125.

Para a gerente de educação ambiental do Ipaam, Therezinha Melo, “O espaço Ecam é mais um meio para divulgar as mensagens educativas que o órgão trabalha durante o ano, procurando orientar a população sobre as questões ambientais”.

Parceria

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas é o coordenador do Espaço Ecam em parceria com a Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), e realiza inúmeras atividades ao longo do ano, como palestras e exposições de projetos educativos sobre o meio ambiente. O Ecam fica aberto para visitação de 10h às 22h.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir