Sem categoria

Invocação de ‘Charlie Charlie’ causa tumulto em escolas da Zona Norte de Manaus

Mania entre jovens na internet, brincadeira causou tumulto em escolas da Zona Norte de Manaus nesta quarta-feira (27) - foto: reprodução

Mania entre jovens na internet, brincadeira causou tumulto em escolas da Zona Norte de Manaus nesta quarta-feira (27) – foto: reprodução

Após invocação de espírito mexicano “Charlie Charlie”, estudantes causaram tumulto em duas escolas estaduais na Zona Norte de Manaus, nesta quarta-feira (27), sendo necessário à suspensão de aulas e a chamada da polícia.

A confusão começou na hora do intervalo na Escola Estadual Sebastião Norões, às 9h da manhã desta quarta-feira. Ao perceberem que o ritual de chamar o espírito ‘Charlei Charlei’ havia se realizado, os alunos entraram em pânico e iniciaram uma correria pelos corredores da unidade de ensino.

Os familiares dos alunos foram chamados, a polícia também foi acionada para controlar o tumulto.

Em vídeo exibido pela TV EM TEMPO, os alunos exibem o momento em um lápis se mexe sobre o caderno dos estudantes, a partir daí, começa o tumulto na .

De acordo com a declaração de uma aluna, os estudantes deram as mãos, e um dos garotos assoprava na caneta para que ela rodasse, quando amigos pediram para que ele parasse. Segundo a participante, a caneta rodou sozinha e o papel grudou na mão de um dos participantes que começou a gritar.

Seduc

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) informou por meio de nota que já tomou as medidas necessárias na escola do bairro Cidade Nova e na Escola Gilberto Mestrinho, onde foram registrados os incidentes.

Invocação

A invocação do espírito consiste em os participantes desenharem uma cruz em uma folha de papel. Em seguida, escrever as possíveis respostas para Charlie, preso em um lápis, responder ‘sim’ ou ‘não’.

Após posicionar os lápis sobre uma cruz desenhada, os participantes perguntam “Charlie Charlie, você está aí?”.

De acordo com internautas, o lápis e utensílios acabam se mexendo sozinhos.

Origem Asteca

Segundo a psicanalista Maria Elena Navez do BBC Mundo, não existe nenhum demônio chamado Charlie no México.

“Lendas mexicanas são geralmente originadas da história Asteca e Maia, ou de muitas das crenças que começaram a circular durante a colonização espanhola da América. Você sempre encontra deuses com nomes como ‘Tlaltecuhtli’ e ‘Tezcatlipoca’, da língua Nahuatl, na mitologia mexicana. Mas, caso essa lenda tenha se originado após a colonização espanhola, tenho certeza que o demônio teria o nome de ‘Carlitos’ (Charlie em espanhol)’”.

Chacota

Vários internautas usaram as redes sociais para brincar com a invocação do espírito. Diversos vídeos e fotos podem acessados sobre a febre que tomou conta da internet nos últimos dias.

 

Por Equipe EM TEMPO Online

1 Comment

1 Comment

  1. lenize

    28 de maio de 2015 at 14:22

    Graças a Deus se livramos disso na sala de aula mesmo pq na hora que meus colegas de aula tava fazendo isso eu no meu pensamento dizia que eu não acreditava nisso e que eles viram que se mexeu e continuaram sendo que o professor tinha pedido ja pra para e ele levou a aluna pra diretoria isso foi feito aqui na escola de Rio preto da eva tbm mais graças a meu bom Deus ninguém precisou passar por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir