Economia

Intenção de consumo das famílias cai 27% em um ano, diz CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 5,3% julho deste ano, em comparação a junho informou nesta terça-feira (21) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a entidade, quando a comparação é com julho do ano passado a queda é bem maior: 27,9%.

Com a queda, o indicador de julho, em relação ao mês anterior, atingiu 86,9 pontos. Quanto mais baixa é a pontuação em relação a 100, mais pessimista é o cenário de consumo do país.

A queda chegou a 27,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A ICF mantém o ritmo de queda pelo sexto mês consecutivo, permanecendo abaixo dos 100 pontos.

A comparação mensal do nível de confiança das famílias com renda maior que dez salários mínimos atingiu, em julho, 6,5% (85,1 pontos), o que indica recuo superior ao registrado entre aquelas com renda inferior a dez salários mínimos, que foi 5,1% (87,4 pontos).

A pesquisa, que ouviu consumidores nas capitais do país, por meio do preenchimento de 18 mil questionários, mostra que todos os indicadores ligados ao consumo estão na zona negativa. O componente Nível de Consumo Atual, por exemplo, ficou em 67,2 pontos, em julho, com queda de 4,4% em relação a junho, e de 32,5% em relação ao mesmo período de 2014.
Mais da metade das famílias (51,5%) declarou estar com o nível de consumo menor que o do passado.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

grupo
Subir