País

Inscrição para o Fies do 2° semestre começa na próxima segunda

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre começam na próxima segunda-feira (3) e se estendem até o dia 6 de agosto.

Para participar, os candidatos devem ser inscrever apenas pela internet, no site da seleção do Fies. Não há cobrança de taxas e as instituições de ensino superior devem garantir acesso gratuito à internet para inscrição dos candidatos.

Poderão se inscrever os candidatos que ainda não tenham concluído o ensino superior, tenham obtido média acima de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nota superior a zero na redação e possuam renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 1.970).
As regras estão em edital publicado nesta segunda-feira (27) no “Diário Oficial” da União.

Ao todo, o Ministério da Educação vai ofertar nesse processo de seleção 61,5 mil novas vagas no Fies.

Os estudantes contemplados nesse novo processo serão os primeiros submetidos a novas do programa de financiamento estudantil, como juros de 6,5% (até aqui, era de 3,4%) e prazo menor para amortizar a dívida (agora, passa a ser de três vezes a duração do curso).

Ao contrário de outros processos de seleção realizados pelo MEC, como o Sisu (vagas em instituições públicas), o candidato ao Fies poderá indicar apenas um único curso e turno de graduação de seu interesse. Ao longo do período de inscrição, o estudante poderá alterar sua opção de vaga.

De acordo com o edital, o resultado da “pré-seleção” será divulgado no dia 10 de agosto. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta.

Segundo o edital, a escolha dos estudantes no site da seleção do Fies “assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram, (…) estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies – Sisfies”.

Assim, entre os dias 13 e 22 de agosto, o candidato selecionado deverá acessar o site do Fies para concluir a contratação do financiamento.

Folhapress

1 Comment

1 Comment

  1. Alberto Santos Silva

    4 de fevereiro de 2016 at 17:50

    Eu, me inscrevi em Educação Física, na FACAR (Faculdade de Aracaju). Porém a Instituição Não Formou a Turma de Alunos, me Prejudicando. Preciso saber o que faço para Não Perder aminha vaga, sendo que fui Pré Selecionado. Se Vocês têm uma Solução para que Eu possa me Inscrever em outra Faculdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir