Dia a dia

Inicia neste sábado em Manaus a pré-campanha de prevenção ao câncer bucal

Os homens são os mais atingidos com a doença - foto: Rodemarques Abreu

Os homens são os mais atingidos com a doença – foto: Rodemarques Abreu

As ações de pré-campanha da prevenção ao câncer bucal, da prefeitura de Manaus, vão começar neste sábado (17), quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas da rede municipal, que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, estarão abertas, das 8h às 12h.

A intenção é atender as pessoas interessadas em realizar o exame clínico para avaliação de lesões que possam indicar o câncer bucal. Também serão realizadas atividades educativas para prevenção à doença.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a decisão de abrir as unidades de saúde em um sábado é uma forma de ampliar o acesso da população ao exame clínico para detecção do câncer bucal.

“Dez UBSs da rede municipal já funcionam de forma rotineira aos sábados pela manhã fazendo o atendimento em saúde de forma geral. A mobilização deste sábado visa reforçar as ações de busca ativa por pacientes que possam apresentar alguma lesão suspeita na boca e que queiram ser examinados por um cirurgião-dentista”, destaca.

O principal sintoma do câncer bucal é o aparecimento de feridas na boca, que não doem e não têm tendência à cicatrização. Podem se apresentar com alteração de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento de volume (caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas). Se diagnosticado no começo e tratado de maneira adequada, há cura na maioria dos casos.

As ações de prevenção continuarão a ser reforçadas na rede municipal de saúde até o dia 31 de outubro, com a realização de atividades educativas e a busca ativa de pacientes entre grupos de pessoas considerados prioritários, incluindo idosos, tabagistas, alcoólatras e pessoas com baixa imunidade, como portadores do vírus HIV ou com tuberculose.

No período de 25 a 31 de outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ainda irá executar as ações da Semana de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal, data instituída pela Lei Nº 1.866, de 13 de maio de 2014.

De acordo com a gerente de saúde bucal da Semsa, Nara Esquivel Santana, durante a campanha do ano passado foram realizadas 186 atividades educativas e 2.415 exames bucais.

 

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir