Economia

Inflação de 4,56% até abril já supera centro da meta do governo para o ano

A inflação oficial brasileira, medida pelo IPCA, acumulou 4,56% no ano até abril. Em quatro meses, o avanço dos preços já supera , dessa forma, o centro da meta de inflação perseguida pelo governo para o ano inteiro, de 4,5%.

O IPCA fechou abril em 0,71%, acima do mesmo mês do ano passado (0,67%) e abaixo do observado em março deste ano (1,32%). O índice foi divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (8).

O mercado já esperava para abril uma inflação ainda alta, porém abaixo da observada em março. Pela média das previsões de economistas e instituições financeiras ouvidas pela agência internacional Bloomberg, o IPCA ficaria ligeiramente superior em 0,75% em abril e em 8,23% no ano. Os preços voltaram a ser pressionados pelo grupo habitação, que avançou 0,93% em abril. O setor foi pressionado pela energia, que avançou 1,31% no mês.

A inflação de março foi pressionada por reajustes extraordinários concedidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), concentrados naquele mês e que levaram a tarifa de energia a subir 22,08%.

Mesmo com a menor pressão da energia, Não há sinal claro de perda de força do IPCA. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulou uma alta de 8,17% -acima/pouco abaixo do acumulado até março, 8,13%.

A trajetória de inflação desde o início do ano tem reforçado entre analistas a expectativa de uma inflação em torno de 9% neste ano. No ano passado, a inflação ficou em 6,41%.

 

 

Por Folha Press

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir