Sem categoria

Indígenas reivindicam troca de titular da Seind em manifestação na sede do governo

O ato está ocorrendo em frente à sede do governo do Estado – foto: Mara Magalhães

O ato está ocorrendo em frente à sede do governo do Estado – foto: Mara Magalhães

Aproximadamente cem indígenas, de 20 etnias diferentes, realizam na manhã desta quarta-feira (10), uma manifestação pacífica reivindicando a troca do titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

O ato está ocorrendo em frente à sede do governo do Estado, na avenida Brasil, também na Zona Oeste da capital. Participação do protesto indígenas de etnias como Atroari, Sateré-Mawé, Tucano, Arara, Tikuna, entre outros grupos.

Segundo um dos lideres da manifestação, Raimundo Sobrinho, 48, etnia Atroari, o atual secretário não está fazendo nada em prol do povo indígena.

“Ele já está há 12 anos à frente dessa secretária e nunca fez nada por nós. Queremos a troca dele. Estamos com vários problemas na área da saúde”, disse o líder.

O indígena informou ainda que foi feito um abaixo-assinado com mais de cem assinaturas pedido a mudança do secretário. “Queremos alguém que lute pelos nossos direitos”, enfatizou.

Lista

Há dois meses uma lista tríplice foi apresentada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) ao governo do Estado, indicando nomes para assumir a Seind.

Na lista foram apontados os nomes de Ely Ribeiro, da etnia Macuxi, seguido de Bonifácio José, etnia Banywa, e Aldamir Costa, etnia Sateré.

 

Porém, em diversas entrevistas, ao EM TEMPO Online, o governador José Melo (Pros) disse que só iria nomear o novo representante para a pasta após uma reunião com as 62 etnias do Estado.

 

Por Mara Magalhães (especial EM TEMPO Online)

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir