Economia

Indicadores da CNI mostram que faturamento da indústria caiu 6,4% em abril

Indústria- foto: arquivo/Agência Brasil

Indústria- foto: arquivo/Agência Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta terça-feira (2) seus indicadores industriais que mostram uma queda no faturamento 6,4% em abril na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. Em comparação com o mesmo período do ano passado a queda chegou a 10,3%. Houve recuo das horas trabalhadas na produção de 0,7%, em abril. Este foi um resultado menor se comparado com abril de 2014, quando a queda chegou a 9,6%.

Os números revelam também que a utilização da capacidade instalada caiu 0,2 ponto percentual em relação a março – na série livre de influências sazonais – e ficou em 80,6%, em abril. O indicador é menor do que o de abril do ano passado, quando registrou 81,1%. “Essas informações sugerem forte ociosidade no parque fabril”, destaca a pesquisa.

De acordo com a CNI, com o cenário, as indústrias “aceleraram o ritmo de demissões”, com indicador de emprego recuando 1% em abril ante a março – na série com ajuste sazonal – e alcançou o pior resultado desde janeiro de 2009. Na comparação com o mesmo período do ano passado a queda chega a 4,8%.

Com isso, a massa real de salários recuou 1,7% em relação a março e 5,6% em comparação a abril de 2014. O rendimento médio real do trabalhador diminuiu 0,7% em abril ante a março – na série dessazonalizada – com queda de 0,8% na mesma comparação.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir