País

Inclusão de pessoas com deficiência é debatida em evento no Rio

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar governos, empresários e a sociedade sobre a importância da inclusão e da autonomia da pessoa com deficiência, foi aberto hoje (24) no Rio o 2º Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência. O evento vai debater a Lei Brasileira de Inclusão e os desafios da reabilitação.

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, participaram da cerimônia. Em seu discurso, Pezão ressaltou a importância do trabalho das instituições que atendem a pessoas com deficiência e prometeu compartilhar com elas os recursos do Programa Olímpico e Paralímpico.

“Vamos trabalhar para compartilhar os recursos que vão para as Olimpíadas e, principalmente, para as Paralimpíadas, com as instituições, a partir da Lei de Incentivo aprovada pela Assembleia Legislativa”, afirmou.

O secretário Antonio José Ferreira falou sobre a parceria do governo federal com o governo do estado do Rio, afirmando que o objetivo é proporcionar mais atenção e autonomia às pessoas com deficiência. Ele relacionou os nove centros especializados em reabilitação do estado e citou os repasses que têm sido feitos para que as escolas fluminenses sejam mais acessíveis a essa parte da população.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, lembrou os desafios para se promover mais autonomia para as pessoas com deficiência. “Esse é um desafio gigantesco para toda a sociedade. É um desafio e também uma obrigação. Temos ainda o objetivo de levar as pessoas com deficiência ao mercado de trabalho e promover também a capacitação profissional”.

Dos 16 milhões de habitantes do estado do Rio, 24,4% têm algum tipo de deficiência, segundo dados do Censo 2010.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir