Dia a dia

Incêndio de grandes proporções atinge floresta na divisa entre o Amazonas e Roraima

Dez brigadistas foram enviados à área, de helicóptero, para reforçar o combate ao fogo - foto: divulgação/bombeiros

Dez brigadistas foram enviados à área, de helicóptero, para reforçar o combate ao fogo – foto: divulgação/bombeiros

Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de floresta às margens do Rio Jauaperi, no limite entre os Estados do Amazonas e Roraima. O fogo começou na última sexta-feira, informou o Corpo de Bombeiros, em Manaus, que foi acionado pelo Facebook por Chiara Tosi, moradora próxima ao local.

Seis brigadistas foram enviados à área, de helicóptero, para reforçar o combate ao fogo, sob o comando do capitão J. Wilson, especialista em incêndio florestal. Chiara Tosi enviou a localização pela internet, pois não há comunicação telefônica na região.

Outra moradora, Regina Nadaes Marques, informou que a Defesa Civil de Roraima havia feito um sobrevoo e identificou que a maior parte da área em que ocorre o incêndio está localizada no Amazonas. As primeiras informações foram recebidas pelo coordenador regional dos Bombeiros em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), sargento André Souza. Novo Airão tem a brigada mais próxima da área.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam 362 focos de calor na Amazônia Legal, um recorde para o mês de janeiro desde o início do levantamento, em 1998. O recorde anterior foi em 2010, com 82 focos em todo o mês.

No Estado, o Corpo de Bombeiros atendeu 35 ocorrências de incêndio em vegetação (entre pequenos e grandes focos, na capital e interior).

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir