Cultura

Icbeu faz 60 anos e comemora com exposição artística, em Manaus

A Galeria de Artes Helena Gomes da Silva, localizada no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu) exibe, a partir desta sexta-feira (8), a exposição coletiva “Art Icbeu 60th – Artistas Contemporâneos”, que faz parte das comemorações dos 60 anos da instituição. A mostra tem como diretor artístico Sérgio Cardoso, artista plástico que está entre os 21 participantes do evento. A abertura da exposição está marcada para às 19h.

Em “Art Icbeu 60th”, o público vai poder conferir a variedade criativa de artistas contemporâneos da cidade. Foram convidados para a mostra, Arnaldo Garcez, Buy Chaves, Francimar Barbosa, Jair Jacqmont, Jandr Reis, Mário de Paula, Nelson Falcão, Helen Rossy, Óscar Ramos, Otoni Mesquita, Priscila Pinto, Sebastião Alves, Turenko Beça, Sérgio Cardoso, Zeca Nazaré, Eliberto Barroncas, Eli Bacelar, Moacyr Andrade, Fernando Júnior, Homero Amazonas e Rui Machado.

Três quadros da série “Yes I am” foram pintados exclusivamente para a mostra, por Rui Machado. “A primeira tela exibe um índio com a cartola do Tio Sam e uma favela ao fundo. A segunda mostra um índio yanomami com a tatuagem ‘All you need is love’ (Tudo que você precisa é amor) à frente de uma floresta sem vida, e a terceira é a mão da Estátua da Liberdade segurando a cúpula do Teatro Amazonas invertida com flores tropicais dentro dela”, descreve Rui, que foi uma das personalidades locais homenageadas pelo Icbeu, na última quarta-feira, com uma medalha.

Rui Machado lembra que, ultimamente, tem se dedicado a pinturas decorativas, mas nem por isso deixa de lado a denúncia por meio da arte, que está presente nas telas escolhidas para a “Art Icbeu 60th”. Os três quadros, em acrílico sobre tela, estarão à venda.

Releituras

Quem também preparou uma série inédita para a exposição coletiva foi Jandr Reis. Desde o ano passado, ele se dedica a produzir as “Picassianas”, releituras de obras do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973). A pintura “Les demoiselles d’Avignon”, de 1907, inspirou “Já tive mulheres picassianas”, série de 53 desenhos com lápis colorido.

“São desenhos de pequenos formatos, que variam de 15 a 40 centímetros, expostos por meio de instalação porque faço uso de uma forma bidimensional”, explica Jandr Reis.
A exposição “Art Icbeu 60th – Artistas Contemporâneos” fica em cartaz até o dia 18 de agosto. A entrada para visitação – de segunda-feira a sábado, das 15h às 19h – é gratuita. O Icbeu está localizado na avenida Joaquim Nabuco, 1.286, Centro.

Por Luiz Otávio Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir