Economia

IBGE lança em Manaus pesquisa econômica de 2015

O Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE), em parceria com a Superintendência da Zona franca de Manaus (Suframa) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), realizou na manhã dessa quinta-feira (28) o lançamento das pesquisas econômicas de 2015 do IBGE no Amazonas. O evento é voltado para o ramo da indústria, comércio, serviço e construção, e reuniu as principais empresas informantes das pesquisas econômicas e as entidades da classe.  O gerente nacional das pesquisas industriais anuais do IBGE, Jurandir Oliveira, disse que, além do lançamento, a ocasião foi usada para uma maior aproximação entre os parceiros e informantes, para mostrar a importância da contribuição das empresas para a pesquisa. Já o chefe da unidade estadual do IBGE, José Ilcleson, disse que a pesquisa é feita por amostragem e serão selecionadas cerca de 4 mil empresas no estado do Amazonas para responder a essa pesquisa. Os dados coletados, com base nas pesquisas, servirão de informações para o calculo do produto interno bruto (PIB) nacional e regional. Após a coleta das informações fornecidas pelas empresas, o IBGE irá reunir os dados e apresentar os resultados, que irão compor o Sistema Estatístico Nacional, em especial o sistema de Contas Nacionais (SCN), responsável pelo PIB regional e nacional. Os dados também vão ajudar a identificar a participação do Amazonas na geração de riquezas para o país.  A operação estatística econômica é realizada anualmente e abrange os seguimentos industriais, comerciais, de serviço e de construção. O trabalho busca atender as mudanças que esses setores enfrentam e identificam o desempenho para então apresentar à sociedade.  Segundo o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, os dados da pesquisa servirão para a iniciativa privada e o setor público analisarem o comportamento da indústria, comércio, serviço e construção, e podem traçar seus planejamentos.   A operação realizada em 2015 tem como base o ano de 2014 e iniciou em maio com o foco nos quatro segmentos. A expectativa é de que estes dados sejam divulgados no final do primeiro semestre do próximo ano. De junho a agosto desse ano, o IBGE vai divulgar os dados coletados no ano passado, que trazem informações referentes ao ano de 2013.       Por equipe EM TEMPO online  Com informações de Asafe Augusto

O lançamento aconteceu na sede da Fieam – foto: Asafe Augusto

O Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE), em parceria com a Superintendência da Zona franca de Manaus (Suframa) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), realizou na manhã dessa quinta-feira (28) o lançamento das pesquisas econômicas de 2015 do IBGE no Amazonas.

O evento é voltado para o ramo da indústria, comércio, serviço e construção, e reuniu as principais empresas informantes das pesquisas econômicas e as entidades da classe.

O gerente nacional das pesquisas industriais anuais do IBGE, Jurandir Oliveira, disse que, além do lançamento, a ocasião foi usada para uma maior aproximação entre os parceiros e informantes, para mostrar a importância da contribuição das empresas para a pesquisa.

Já o chefe da unidade estadual do IBGE, José Ilcleson, disse que a pesquisa é feita por amostragem e serão selecionadas cerca de 4 mil empresas no estado do Amazonas para responder a essa pesquisa. Os dados coletados, com base nas pesquisas, servirão de informações para o calculo do produto interno bruto (PIB) nacional e regional.

Após a coleta das informações fornecidas pelas empresas, o IBGE irá reunir os dados e apresentar os resultados, que irão compor o Sistema Estatístico Nacional, em especial o sistema de Contas Nacionais (SCN), responsável pelo PIB regional e nacional. Os dados também vão ajudar a identificar a participação do Amazonas na geração de riquezas para o país.

A operação estatística econômica é realizada anualmente e abrange os seguimentos industriais, comerciais, de serviço e de construção. O trabalho busca atender as mudanças que esses setores enfrentam e identificam o desempenho para então apresentar à sociedade.
Segundo o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, os dados da pesquisa servirão para a iniciativa privada e o setor público analisarem o comportamento da indústria, comércio, serviço e construção, e podem traçar seus planejamentos.

A operação realizada em 2015 tem como base o ano de 2014 e iniciou em maio com o foco nos quatro segmentos. A expectativa é de que estes dados sejam divulgados no final do primeiro semestre do próximo ano. De junho a agosto desse ano, o IBGE vai divulgar os dados coletados no ano passado, que trazem informações referentes ao ano de 2013.

Por equipe EM TEMPO online
Com informações de Asafe Augusto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir