Política

IBGE divulga novos mapas políticos de 14 unidades da Federação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta segunda-feira (22) novos mapas políticos de 14 unidades da Federação. No segundo semestre, serão divulgados os mapas dos 13 estados restantes. Quatro estados apresentam mudança em número de municípios, em relação à última série de mapas, divulgada em 2010, pois o Brasil ganhou cinco municípios em 2013, totalizando 5.570 unidades.

Santa Catarina ganhou dois novos municípios: Balneário Rincão e Pescaria Brava. Outros três municípios surgiram em diferentes estados: Mojuí dos Campos (Pará), Pinto Bandeira (Rio Grande do Sul) e Paraíso das Águas (Mato Grosso do Sul).

“Esses mapas são chamados mapas murais, grandes, normalmente colocados em paredes. Eles dão uma visão global de todo o estado, com os nomes dos rios, dos municípios, os povoados mais representativos e as todas as vias de acesso, como as rodovias e estradas de ferro. Isso é importante para os gestores públicos nos estados, porque isso dá uma visão global do território”, disse o pesquisador do IBGE Marcelo Maranhão.

Os mapas estão disponíveis no site do IBGE, em formato PDF. Os mapas dos 26 estados têm escala de 1:1.000.000, ou seja, um centímetro representa dez quilômetros. Já o mapa do Distrito Federal foi feito na escala de 1:100.000 (em que um centímetro representa um quilômetro).

Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir