Sem categoria

Ibama autoriza o licenciamento da manutenção da BR-319

O Ibama embargou as obras de manutenção em outubro do ano passado sob a alegação de que a intervenção estava causando danos ambientais - foto: Diego Janatã

O Ibama embargou as obras de manutenção em outubro do ano passado sob a alegação de que a intervenção estava causando danos ambientais – foto: Diego Janatã

A presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos, assinou nesta segunda (4) o licenciamento da manutenção do trecho do meio (entre os quilômetros 250 e 655,7) da BR-319 que liga Manaus a Porto Velho. Em audiência na semanada passada no Senado, Marilene Ramos, havia se comprometido em liberar as obras na última sexta (1º), mas por causa de ajuste na redação adiou para esta segunda.

Por telefone, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) falou com Marilene Ramos pouco antes da assinatura do documento. “Ela me garantiu que por um erro de redação a licença da BR-319 não pôde ser assinada. Ela está assinando neste momento para que as obras da BR tenham sequência. Quero dar essa boa notícia e dizer que essa não é uma vitória da bancada do Amazonas, mas de todo o nosso povo”, comemorou a senadora.

Vanessa Grazziotin elogiou os esforços da Associação dos Amigos da BR-319 e de todos os municípios do entorno da estrada. “Não fosse essa mobilização dificilmente estaríamos comemorando essa conquista”, disse.

O Ibama embargou as obras de manutenção em outubro do ano passado sob a alegação de que a intervenção estava causando danos ambientais. O embargo havia sido concedido pela 7ª Vara da Justiça Federal do Amazonas, sendo que no mês seguinte o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspendeu a liminar.

Com o embargo derrubado, o Ipaam, órgão ambiental do Amazonas, declinou da sua competência de conceder a licença, o que levou o Ibama a decidir diretamente.

Todo o processo está sendo acompanhando pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado que fez diligência na estrada, reuniu com Ibama e reivindicou o fim do impasse no TRF1.

Com informações  da assessoria

1 Comment

1 Comment

  1. altamir cortes

    10 de novembro de 2016 at 10:55

    o povo de porto velho agradese ao seu esforço senadora vaneca pois parece que so existe a senhora como senadora da regiao norte do nosso pais e na luta pela br 319 pois a senhora ten todo o meu respeito e meu apois ok.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir