Economia

Horizonte é positivo para retomada da produção de sondas

 foto: Wilson Dias/ABr

foto: Wilson Dias/ABr

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, se reuniu nesta segunda-feira (20) com representantes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Petrobras e de estaleiros contratados pela Sete Brasil para produzir sondas de perfuração de petróleo. O ministro afirmou que “o horizonte é positivo” para a retomada da produção.

A empresa Sete Brasil é uma das investigadas na Operação Lava Jato. O ex-gerente de Tecnologia da Petrobras e também ex-diretor da Sete Brasil, Pedro Barusco, que fez acordo de delação premiada, disse que a empresa pagou propina a diretores da Petrobras nos contratos de construção de 28 sondas de perfuração.

Com o início das investigações da Polícia Federal, a Sete Brasil teve dificuldades de caixa e deixou de pagar os estaleiros. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, em maio, o presidente da empresa, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, disse que a Sete Brasil não fazia os pagamentos desde novembro.

O ministro Eduardo Braga informou que o objetivo do governo, além de retomada da produção, é manter os postos de trabalho no setor. “O trabalho que está sendo feito com relação a esses estaleiros é justamente para que a gente possa manter os trabalhadores na indústria de óleo e gás, e também nas indústrias de estaleiros”, declarou.

Apesar disso, ele ressaltou que a retomada da produção não deve igualar o nível de encomendas anterior. “Com tudo que foi publicado, e com o novo preço do petróleo, houve redimensionamento. Mas não são apenas as encomendas da Sete Brasil. [São] as encomendas da indústria do petróleo”, salientou.

 

Por Agência Brasil

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir