Dia a dia

Homem é detido na AM-070 com 18 metros de tábua serrada

A madeira oriunda do município de Manacapuru estava sem o DOF e tinha como destino a capital amazonense-foto: divulgação/BPAmb

A madeira oriunda do município de Manacapuru estava sem o DOF e tinha como destino a capital amazonense-foto: divulgação/BPAmb

Marivam Pereira Franco, 39, que dirigia o caminhão de placa JWM-5324, com 18 metros cúbicos de madeira tipo tábua serrada, foi detido na madrugada desta quarta-feira (21), durante fiscalização de rotina, na AM-070, pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb-PM). A madeira oriunda do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) estava sem o Documento de Origem Florestal (DOF) e tinha como destino a capital.

De acordo com tenente Marcos Paulo, responsável pela apreensão, o homem foi flagrado próximo à ponte do rio Negro, e não soube explicar a origem da carga. Ele foi conduzido para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde, após assinar um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), foi liberado para responder ao crime, em liberdade.

Conforme lei federal 9605/98 contra crimes ambientais, é proibido receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No caso da infração, o autor fica sujeito à multa e, em alguns casos, detenção de seis meses a um ano de reclusão.

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir