Mundo

Hillary Clinton vence Sanders com vantagem apertada na eleição de Iowa

hillary-clinton

A candidata evitou mais uma derrota em Iowa, onde, em 2008, ficou em terceiro lugar contra Barack Obama – foto – divulgação

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, venceu o senador Bernie Sanders na eleição de delegados de Iowa, realizada nessa segunda-feira (1º), tornando-se a primeira mulher a ganhar esta eleição, segundo anúncio feito nesta terça-feira (2) pelo Partido Democrata daquele estado norte-americano.

Nos caucus (miniconvenção) mais disputados da história do estado de Iowa, no centro-oeste dos Estados Unidos, Hillary ganhou de Sanders por uma margem mínima. Ela obteve 49,86%, contra 49,57% do seu adversário político.

A candidata evitou mais uma derrota em Iowa, onde, em 2008, ficou em terceiro lugar contra Barack Obama. Bernie Sanders confirmou que sua campanha representa um sério desafio para Hillary, algo que ninguém esperava há alguns meses.

Nos caucus de Iowa, o número de delegados que cada candidato obtém para a Convenção Democrata, que se realizará na Filadélfia entre 25 e 28 de julho, é proporcional aos votos, estimando-se que Hillary tenha 22 delegados e Sanders 21.

Ex-governador de Maryland, Martin O’Malley abandonou a campanha ontem à noite, após obter menos de 1% dos votos.

“Estou muito animada por chegar a New Hampshire depois de vencer em Iowa”, afirmou Hillary Clinton em Nashua, New Hampshire, onde a governadora do estado, a democrata Maggie Hassan, a apresentou como “a primeira mulher a ganhar nas primárias de Iowa”.

Em entrevista à CNN, Bernie Sanders lembrou que coemçou a campanha entre 40 e 50 pontos atrás [de Hillary Clinton]. “Que venhamos a perder por uma fração de ponto ou que ganhemos, pouco importa, pois estamos muito orgulhosos de nossa campanha”, afirmou Sanders.

Para o senador democrata, de 74 anos, “o que isto mostra é que a campanha começou de forma muito vigorosa, partindo de muito, muito longe para chegar quase à igualdade”.

O discurso revolucionário de Sanders contra as elites seduziu os jovens, dando-lhes a possibilidade de abalar a posição de grande favorita de Hillary Clinton.

A próxima votação está prevista para 9 de fevereiro, em New Hampshire, terreno favorável a Bernie Sanders, que é senador pelo vizinho estado do Vermont.

No dia 1° de março, 11 estados votarão na chamada “super terça-feira”, para distribuir 21% dos delegados democratas por investidura. Muitos deles estão localizados no Sul, onde o eleitorado negro, que tem sido alvo da atenção de Hillary, constitui mais da metade dos eleitores.

Sobre o caucus republicano, o senador Ted Cruz, de ascendência cubana, ganhou do bilionário Donald Trump. Entretanto, a grande surpresa foi o fato de o senador Marco Rubio, também de origem cubana, ficar em terceiro lugar, a apenas um ponto do magnata, confirmando-se como o candidato mais viável do grupo dominante do partido.

 

Por Agencia Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir