Cultura

Grupo teatral ‘Arte-Mythos’ estreia com espetáculo regional gratuito em Manaus

O espetáculo será apresentado gratuitamente em algumas instituições, durante os dias 18, 19, 20 e 21 deste mês - foto: divulgação

O espetáculo será apresentado gratuitamente em algumas instituições, durante os dias 18, 19, 20 e 21 deste mês – foto: divulgação

O grupo de teatro ‘Associação Amazônia Arte-Mythos’ estreia nesta terça-feira (18), às 9h30, com a peça infanto-juvenil ‘A Menina e o Tempo: Amazônia e Mito no Processo Cênico’, patrocinada pela Fundação Nacional das Artes (Funarte). A apresentação de estreia acontecerá na Casa Mamãe Margarida, localizada na rua Penetração 1, bairro São José Operário, na Zona Leste de Manaus.

O grupo teatral realizará, consecutivamente, uma temporada de 10 apresentações gratuitas, específicas para algumas instituições, durante os dias 18, 19, 20 e 21 deste mês.

Por meio de uma mitologia amazônica, pouco conhecida, o grupo construiu uma dramaturgia com músicas inéditas, poesias e brincadeiras tradicionais. Assim, foi criada uma cênica voltada para o público infanto-juvenil, através de um processo colaborativo.

Segundo o produtor e ator da associação, Diego Lima, a ideia surgiu do fato de considerar os mitos uma fonte de conhecimento, saberes e cultura, com benefícios para a formação da criança e do jovem.

Ainda conforme Lima, o espetáculo, que já foi agraciado com o prêmio Miryan Muniz de Teatro da Funarte, propõe uma reflexão sobre valores perdidos em nossa sociedade atual – justiça, honestidade, bondade e alegria – e a importância destes valores para a liberdade e felicidade na vida cotidiana.

Sinopse

A encenação é conduzida por uma menina chamada Flor que, insatisfeita com todas as crueldades de seu tempo, resolve ir até a ‘Cidade Encantada’ – feita de ouro e pedras preciosas –, localizada no fundo do rio e que só existe no tempo mítico.

Este lugar mágico é guardado pelas lendas – como o boto e a cobra grande – que seduzem as pessoas a adentrarem no local. Esta cidade guarda também, na mitologia amazônica, um tesouro extremamente precioso: os chamados ‘valores’, como a justiça e o bem de todos os seres.

Porém, é um feito muito perigoso para a menina, porque quem adentra a ‘Cidade Encantada’ raramente retorna. Mas ela resolve correr todos os riscos, pois está decidida a trazer esses valores para a humanidade e, assim, viver num mundo melhor.

Temporada

Dia 18/08 – Casa Mamãe Margarida (rua Penetração 1, bairro São José Operário, Zona Leste)
Dia 19/08 – Escola Estadual de Surdos Augusto Carneiro dos Santos (avenida Joaquim Nabuco, bairro Praça 14 de Janeiro, Centro)
Dia 20/08 – Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida (rua Comendador Alexandre Amorim, bairro Aparecida, Zona Sul)
Dia 21/08 – Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro (rua Nova, bairro São Lázaro, Zona Sul)
Dia 21/08 – Escola Estadual Senador Antóvila Mourão Vieira (rua São Vicente, bairro São Lázaro, Zona Sul)
Dia 21/08 – Escola Municipal Graziela Ribeiro (rua General Rodrigo Otávio, bairro Lagoa Verde, Zona Sul)

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir