Cultura

Grupo teatral ‘Arte-Mythos’ estreia com espetáculo regional gratuito em Manaus

O espetáculo será apresentado gratuitamente em algumas instituições, durante os dias 18, 19, 20 e 21 deste mês - foto: divulgação

O espetáculo será apresentado gratuitamente em algumas instituições, durante os dias 18, 19, 20 e 21 deste mês – foto: divulgação

O grupo de teatro ‘Associação Amazônia Arte-Mythos’ estreia nesta terça-feira (18), às 9h30, com a peça infanto-juvenil ‘A Menina e o Tempo: Amazônia e Mito no Processo Cênico’, patrocinada pela Fundação Nacional das Artes (Funarte). A apresentação de estreia acontecerá na Casa Mamãe Margarida, localizada na rua Penetração 1, bairro São José Operário, na Zona Leste de Manaus.

O grupo teatral realizará, consecutivamente, uma temporada de 10 apresentações gratuitas, específicas para algumas instituições, durante os dias 18, 19, 20 e 21 deste mês.

Por meio de uma mitologia amazônica, pouco conhecida, o grupo construiu uma dramaturgia com músicas inéditas, poesias e brincadeiras tradicionais. Assim, foi criada uma cênica voltada para o público infanto-juvenil, através de um processo colaborativo.

Segundo o produtor e ator da associação, Diego Lima, a ideia surgiu do fato de considerar os mitos uma fonte de conhecimento, saberes e cultura, com benefícios para a formação da criança e do jovem.

Ainda conforme Lima, o espetáculo, que já foi agraciado com o prêmio Miryan Muniz de Teatro da Funarte, propõe uma reflexão sobre valores perdidos em nossa sociedade atual – justiça, honestidade, bondade e alegria – e a importância destes valores para a liberdade e felicidade na vida cotidiana.

Sinopse

A encenação é conduzida por uma menina chamada Flor que, insatisfeita com todas as crueldades de seu tempo, resolve ir até a ‘Cidade Encantada’ – feita de ouro e pedras preciosas –, localizada no fundo do rio e que só existe no tempo mítico.

Este lugar mágico é guardado pelas lendas – como o boto e a cobra grande – que seduzem as pessoas a adentrarem no local. Esta cidade guarda também, na mitologia amazônica, um tesouro extremamente precioso: os chamados ‘valores’, como a justiça e o bem de todos os seres.

Porém, é um feito muito perigoso para a menina, porque quem adentra a ‘Cidade Encantada’ raramente retorna. Mas ela resolve correr todos os riscos, pois está decidida a trazer esses valores para a humanidade e, assim, viver num mundo melhor.

Temporada

Dia 18/08 – Casa Mamãe Margarida (rua Penetração 1, bairro São José Operário, Zona Leste)
Dia 19/08 – Escola Estadual de Surdos Augusto Carneiro dos Santos (avenida Joaquim Nabuco, bairro Praça 14 de Janeiro, Centro)
Dia 20/08 – Escola Estadual Nossa Senhora de Aparecida (rua Comendador Alexandre Amorim, bairro Aparecida, Zona Sul)
Dia 21/08 – Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro (rua Nova, bairro São Lázaro, Zona Sul)
Dia 21/08 – Escola Estadual Senador Antóvila Mourão Vieira (rua São Vicente, bairro São Lázaro, Zona Sul)
Dia 21/08 – Escola Municipal Graziela Ribeiro (rua General Rodrigo Otávio, bairro Lagoa Verde, Zona Sul)

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir