Sem categoria

Grupo de 38 artistas participa de ‘Legends drawing legends’, em Manaus

Cada artista vai exibir uma lenda de sua própria região a partir de seu traço peculiar - foto: divulgação

Cada artista vai exibir uma lenda de sua própria região a partir de seu traço peculiar – foto: divulgação

Desenhos de artistas de várias partes do mundo serão reunidos no livro ‘Lendas – Legends drawing legends’, que tem lançamento previsto para janeiro de 2016. A tiragem será de 5 mil exemplares e a publicação da obra vai ser viabilizada por meio de financiamento coletivo pelo site “Catarse”. O link da campanha ainda será divulgado no site oficial do projeto (https://projetolendas.wordpress.com/).

O cartunista Eunuquis Aguiar explica que, em princípio, o foco do projeto seria somente as lendas amazônicas. “Mas, algumas pessoas quando souberam do projeto sugeriram que o conteúdo do livro fosse nacional. Percebemos, então, que poderíamos chegar mais além e decidimos produzir de forma internacional”, lembra o cartunista.

Por meio de contatos via redes sociais como o Instagram e o Facebook, Eunuquis chegou a ilustradores, cartunistas, quadrinistas, designers e artistas plásticos de diversas regiões do Brasil e de países estrangeiros. “Os convidados aceitaram de cara”, destaca. Entre esses nomes estão Eduardo Pansica, que atua na DC Comics; Freddy Bernal, da Colômbia; Malika Dahil, do Marrocos; e Will Sideralman, de São Paulo. Cada artista vai exibir uma lenda de sua própria região a partir de seu traço peculiar.

Outros nomes confirmados em “Lendas – Legends drawing legends” são Alex Rodrigues, Ana Kelly, Angeliny Mazarello, Bira Dantas, Caroline Oliveira, Erick Carreira, Euros Barbosa, Gedeon Nunes, Gio Guimarães, Glauber Lopes, Gusmão, Gustavo Machado, Herbert Berbert, Jaime Filho, Larissa Ovidio, Leonardo Pintoo, Lorena Souza, Luiz Andrade, Manuel  do Carmo, Margarita Rengifo, Marius Bell, Moacir Torres, Nicoleta Ionescu, Paula Diazz, Regis, Rodney Marques, Romahs Mascarenhas, Rosa dos Anjos, Samanta Karlia, Tamie Gadelha, Turenko Beça, Valdo Alves, Viviane Silva e o próprio Eunuquis Aguiar.

Além do site oficial do projeto, as novidades sobre o andamento da publicação podem ser acompanhadas pelo Twitter (https://twitter.com/PROJETOLENDAS) e Facebook (Projeto Lendas).

Exposição

Ao lado de Israel Gusmão e Romahs Mascarenhas, Eunuquis Aguiar idealizou, em dezembro do ano passado, a exposição “80 – Museu de grandes novidades”. E os artistas vão repetir a parceria na primeira quinzena de dezembro, com a realização de uma mostra com ilustrações inspiradas na década de 1990, nos moldes da exposição anterior. Eunuquis conta que o incentivo para promover a nova mostra foi o sucesso de público de “80 – Museu de grandes novidades”.

Quarenta artistas, entre nomes de Manaus, Minas Gerais e São Paulo, vão participar da exibição dedicada aos anos 90. O local escolhido é a biblioteca da Galeria do Largo, no Centro.

No ano passado, os convidados retrataram por meio de técnicas variadas de desenho e até esculturas ícones da cultura popular, cinema, política, música, seriados de televisão, entre outros temas. Tal diversidade artística, certamente, será repetida na mostra dedicada aos anos 90.

Por Luiz Otavio Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir