Dia a dia

Greve da Ufam pode encerrar na próxima semana

Vários protestos foram feitos nos mais de 110 dias de greve - foto: divulgação

Vários protestos foram feitos durante essa greve – foto: divulgação

A greve da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que completa nesta terça-feira (6) 114 dias, poderá ter fim na próxima semana, de acordo com o professor Elton Oda, do comando geral de greve da instituição. Na manhã de ontem, mais um ato público foi realizado no Bosque da Resistência localizado na entrada do Campus, no bairro Coroado, Zona Centro-Sul.

De acordo com Oda, um acordo está praticamente assinado pela categoria, que desde junho luta por reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho e das instituições públicas de ensino superior. Segundo ele, recentemente duas reuniões foram realizadas com o Ministério de Planejamento e Orçamento e Gestão, onde foram discutidas as pautas de reinvindicações.

Apenas um ponto de divergência em relação à reposição dos dias parados está impedido a suspensão total da paralisação.

“Provavelmente as negociações devem ser fechadas nos próximos dias. Acreditamos que entre os dias 13 e 17, a nossa greve tenha fim. O comando nacional do Andes já está indicando a saída nacional da paralisação. A proposta apresentada pelo governo federal será jogada para todas as universidades do país ainda esta semana para ser discutida e se tiver aprovação da maioria, estaremos finalizando esse movimento”, destacou.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir