Saúde e Bem Estar

Grávidas também podem curtir o Carnaval, mas com alguns cuidados; saiba quais

Além de ingerir bastante líquidos, preferir sapatos baixos, não escolher fantasias muito pesadas - foto: reprodução

Além de ingerir bastante líquidos, preferir sapatos baixos, não escolher fantasias muito pesadas – foto: reprodução

No país do Carnaval, quem gosta da farra e energia das festas, não consegue se imaginar distante da folia. E até mesmo as grávidas, se seguirem certos cuidados e dependendo do trimestre que estiverem, estão liberadas para aproveitar este momento de comemoração. Já se a gestação apresentar riscos, nada melhor do que curtir os desfiles pela televisão.

Além de ingerir bastante líquidos, preferir sapatos baixos, não escolher fantasias muito pesadas que podem machucar a barriga e respeitar os limites de seu corpo, existem alguns cuidados especiais que devem ser tomados conforme a fase de gestação que a futura mamãe estiver. Confira quais são de acordo com o ginecologista e obstetra do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Maurício Sobral.

Primeiro trimestre
Desde que a gestação não apresente riscos, o esforço físico pode ser normal, já que a barriga ainda mal aparece. Porém, é importante prestar atenção na alimentação, hidratação e se certificar de repor todas as vitaminas perdidas durante a festa. “Neste trimestre, o bebê está em desenvolvimento e precisa de nutrientes, ou seja, se a mãe gastar energia demais, é preciso repor. Carregue sempre uma garrafa de água e alimentos saudáveis, como frutas ou bolachas a base de cereais”, explica o especialista.

Evite lugares que tenham fumaça ou spray de espuma, para não correr o risco de inalar substâncias prejudicais ao bebê, esqueça qualquer tipo de bebida alcoólica e se for aproveitar a festa durante o dia, lembre-se de utilizar o protetor solar.

Segundo trimestre
Normalmente as gestantes se sentem muito dispostas neste período, então aproveite! Os cuidados anteriores continuam valendo, porém, agora a barriga está mais visível, então é recomendado evitar lugares muito cheios para não correr risco de sofrer movimentos bruscos ou lesões na área do abdômen. Conforto é a palavra chave para continuar aproveitando o carnaval durante este trimestre, então opte por roupas mais leves e sapatos confortáveis.

Terceiro trimestre
Os cuidados do primeiro trimestre continuam valendo, mas agora é muito importante aprender a respeitar os seus limites, principalmente nesta fase em que a disposição já não é a das melhores devido ao peso da barriga, que agora pode chegar a incomodar e causar mais cansaço.

Para evitar as famosas ‘quedas de pressão’ evite lugares abafados, mas se não tiver outra solução, procure sair em intervalos de 20 minutos para tomar ar fresco.

É preciso ficar atenta também a qual semana de gestação você está, por exemplo, se estiver com mais de 36 semanas é recomendado ficar próximo ao local em que planeja ter o bebê, pois o trabalho de parto pode começar a qualquer instante. “No geral recomendo não pular carnaval a partir da 36ª semana, pela iminência do parto”, finaliza Sobral.

1 Comment

1 Comment

  1. Wilton reis

    27 de janeiro de 2016 at 14:49

    As grávidas no carná, bem, precisam usar camisinha.kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir