Política

Governo estuda alugar táxis para serviços de entrega com objetivo de cortar gastos

Secretário de Administração do Amazonas, Evandro Melo estuda alugar táxis e mototáxis para o governo - foto: divulgação

Secretário de Administração do Amazonas, Evandro Melo estuda alugar táxis e mototáxis para o governo – foto: divulgação

Em um dos primeiros atos como secretário de Estado da Administração, Evandro Melo estuda o corte de mais gastos na máquina administrativa, que devem começar com o fim de aluguéis de carros para atender as demandas do Estado em detrimento do uso de táxis e mototáxis. Conforme o secretário, 15% dos serviços nas autarquias públicas podem ser feitos por mototaxistas e 20% podem ser realizados por táxis. Com isso, o governo estuda alugar esses veículos “populares” para serviços de transporte e entrega.

A intenção é reduzir custos com a frota de veículos alugados. A mudança ainda não tem data para ser implantada, informou Evandro Melo, e a redução de gastos será de 50%. O secretário afirma que a Sead está em fase de habilitação das cooperativas que pretendem prestar o serviço para a administração pública.

A iniciativa, destacou, faz parte da criação da política de transporte do Estado, em que foi definido o tamanho da frota de cada secretaria, conforme suas necessidades, e em quatro itens: carros próprios, veículos que têm que ser alugados, e aquilo que pode ser feito com táxi e também por mototaxistas. “Com esses quatro itens, definimos o quantitativo de contratos de veículos, além de fazermos a padronização dos carros alugados”, disse.

Conforme Evandro, o Estado tinha mais de trinta contratos de aluguéis de veículos, todos com valores diferentes, e que a partir de agora foi feito uma ata com despesas iguais.

Com isso, explicou, foram diminuídos em 50% os valores gastos com aluguéis de automóveis. O secretário afirmou ainda que estas são medidas estruturantes para diminuir os gastos e não impactar nas ações. “Essa ação vai gerar novas rendas para os táxis e mototaxistas que irão prestar serviços para o Estado”, acrescentou.

Outra medida estabelecida pelo gestor da Sead vem por meio da compra de passagens aéreas direto das empresas, diminuindo os gastos em pelo menos 20%.

Fórum

Estado vai sediar o 100º Fórum de Secretários de Administração, no hotel Blue Tree Premium, no Adrianópolis, Zona Sul, nesta quinta-feira. O evento vai reunir o Ministério de Planejamento com os secretários de Administração de todo o país, onde serão discutidas a avaliação do cenário econômico e as estratégias adotadas para enfrentar a crise fiscal e financeira.

De acordo com o secretário Evandro Melo, no evento será trabalhada também a questão das compras públicas, verificando as medidas de ajuste para comprar apenas o necessário com o menor preço.

A previsão é de que cem pessoas compareçam ao fórum e a ideia é que no seminário a conversa se estenda para a possiblidade de ações de cooperação, difusão de experiência e de boas práticas.

Por Henderson Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir