Dia a dia

Governo do Amazonas abre ‘Outubro Rosa’

'Para todas as Marias' é o tema escolhido para este ano - foto: Ione Moreno

‘Para todas as Marias’ é o tema escolhido para este ano – foto: Ione Moreno

Começaram oficialmente as ações do mês de outubro para a 12ª edição da campanha contra o câncer de colo de útero em Manaus, denominada ‘Outubro Rosa’. Na noite desta quinta-feira (1º), o governador do Estado, José Melo, deu início às programações com a iluminação que coloriu 19 pontos e prédios históricos da capital. O tema deste ano, escolhido nacionalmente para a campanha, é ‘Para todas as Marias’.

Para a presidente da rede feminina de combate ao câncer, Marília Muniz, a população precisa se conscientizar para a importância do diagnóstico precoce da doença. “Precisamos mostrar para a população como se prevenir e é tão fácil”.

Segundo o governador José Melo, toda a sociedade precisa estar envolvida no combate à doença que é a segunda em morte de mulheres no mundo. “Todos nós estamos preocupados com a alta incidência desses cânceres, que são agressivos e que ceifam a vida de muitas mulheres. Mas, se tomadas as decisões em momentos certos, podem ser evitados”, garantiu o governador.

No Amazonas, somente em 2014, cerca de 390 casos de mulheres com câncer de mama e 630 com câncer de colo uterino foram confirmados no Estado. Os dados são de levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer. E em 2015, segundo o mesmo estudo, os cânceres de colo de útero e de mama são os que mais atingem as mulheres no Estado e deverão ter mais de 1.020 casos somente este ano.

Por Stênio Urbano

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir