Cultura

Global Game Jam reúne em Manaus, na próxima sexta, entusiastas dos jogos digitais

O Global Game Jam (GGJ2016), evento internacional de jogos eletrônicos que acontece em Manaus, a partir desta sexta-feira (29) até domingo (31), vai receber 60 estudantes, amadores e entusiastas, para o desafio de criar um jogo em 48h. A competição será no Centro de Treinamento Samsung Ocean.

De acordo com o coordenador do Centro, Antenor Filho, essa é a primeira vez que o Global Game Jam é realizado na região Norte e o Samsung Ocean foi escolhido para sediar o evento. O coordenador explica que, somente na hora, os participantes irão conhecer o tema e as instruções sobre o desafio. “Os candidatos vão ficar na expectativa até o último momento, por isso é preciso estudar e escolher bem quem irá compor a equipe”, disse.

Em todos os locais em que é realizado, o Global Game Jam é executado continuamente por 48 horas, de acordo com o fuso horário do país. A programação inclui um curto período de planejamento e criação da equipe, seguido de desenvolvimento do jogo, que vai até às 15h do último dia. As últimas horas são reservadas para as equipes apresentarem a sua criação para as outras.

Para a design Larissa Didoné, que concluiu recentemente o curso de Jogos Eletrônicos do Samsung Ocean, o evento é uma oportunidade para as pessoas que gostam e trabalham com criação de jogos, mostrarem o potencial. “Eu considero esse evento uma vitrine mundial”, disse.

Larissa ressalta que o fato do Samsung Ocean ter sido escolhido para sediar o evento é muito importante, pois representa o potencial que Manaus está desenvolvendo na área de criação de jogos.

Em 2015, 485 equipes de 73 países participaram do Global Game Jam. No final, 4.289 jogos foram criados.

Implantado em 2014, o Samsung Ocean, fica instalado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e promove cursos de longa e curta duração, com capacitação para criação de soluções móveis. A iniciativa faz parte da política de investimentos em educação e capacitação, desenvolvida pela Samsung Eletrônica da Amazônia.

1 Comment

1 Comment

  1. Bruno

    29 de janeiro de 2016 at 06:58

    Na realidade esse evento é composto por células espalhadas pelo mundo. Aqui em Brasília também teremos uma célula da Global Game Jam ocorrendo simultaneamente com todas as outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir