Cultura

Garantido antecipa ladainha de são João

A ladainha foi uma promessa de Lindolfo Monteverde e no começo era realizada apenas por homens – foto: Tadeu de Souza

A ladainha foi uma promessa de Lindolfo Monteverde e no começo era realizada apenas por homens – foto: Tadeu de Souza

Parintins (AM) – A família Monteverde, responsável pelo curralzinho da Baixa de São José, em Parintins (369 quilômetros de Manaus), onde está o memorial Lindolfo Monteverde, antecipou para noite desta quarta-feira (22) a realização da tradicional ladainha de São João Batista, que acontece todo dia 24 de junho.

“Tivemos que antecipar por causa do Festival, a primeira noite será exatamente no dia 24”, disse a neta de Lindolfo, Cleomara Monteverde, que coordena um Ponto de Cultura que funciona no curralzinho.

A ladainha foi uma promessa de Lindolfo Monteverde e no começo era realizada apenas por homens. “Não, as mulheres não participavam, eram os homens com o seu Lindolfo, lembro disso muito bem, meu pai vinha para a ladainha, minha família toda participava”, disse a professora Beth Reis, que há dez anos participa das ladainhas de Santo Antônio e São João Batista.

A professora lamenta que os brincantes, os torcedores do Garantido, não participem das ladainhas.

Depois da ladainha de ontem a família percorreu com o boi Garantido pelas ruas do bairro de São Benedito, na zona oeste da cidade.

Por Tadeu de Souza

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir