Dia a dia

Fundação Hemoam utiliza mensagem de celular para aumentar número de doadores no AM

Os interessados em doar sangue podem se dirigir à sede da Fundação Hemoam - foto: divulgação

Os interessados em doar sangue podem se dirigir à sede da Fundação Hemoam – foto: divulgação

Pensando em promover o crescimento de doação de sangue neste fim de ano para atender a crescente demanda de consumo nos hospitais do Amazonas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), lançará mais de duas mil mensagens de texto (SMS) para convidar dois mil doadores voluntários de sangue, no Natal e Ano Novo.

O presidente do órgão, Nelson Fraiji, explica que é necessário um total de 800 bolsas/dia para atender a demanda de fim de ano. “Nós temos que sensibilizar mais a sociedade sobre a doação e trazer mais doadores neste período”, ressalta Fraiji.

Os interessados em doar sangue podem se dirigir à sede da Fundação Hemoam (avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, Zona centro-sul), de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h. Outro posto de coleta de sangue funciona na Maternidade Ana Braga (Alameda Cosme Ferreira, s/nº, São José, zona leste), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

O doador deve apresentar a carteira de identidade (RG) e estar alimentado, sendo que recomenda-se que faça sua doação somente após duas horas após o almoço. O doador deve ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior ao da doação. O doador deve possuir peso superior a 50kg e não poderá ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. Também é aconselhável que não fume pelo menos duas horas antes da doação.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones  092 3655-0100 (Hemoam) e 092 3644-9928 (Maternidade Ana Braga).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir