Dia a dia

Frota de 1.400 ônibus vai circular em Manaus durante a eleição, garante Sinetram; acesso será gratuito

O serviço será gratuito, conforme decreto da prefeitura de Manaus - foto: divulgação

O serviço será gratuito, conforme decreto da prefeitura de Manaus – foto: divulgação

Cem por cento da frota de ônibus do transporte coletivo de Manaus estará à disposição da população para o primeiro turno das eleições municipais, no próximo domingo (2). A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (28) pelo Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Manaus (Sinetram). O serviço será gratuito, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem (27).

Os usuários do transporte devem passar pela catraca, exceto as grávidas, idosos e pessoas com deficiência, detentores do cartão gratuidade que dá acesso livre ao beneficiário.

“Teremos uma frota de dia útil, com 1. 400 ônibus à disposição da população, das 4h da manhã até o fim do pleito.  Porém, há uma coisa que nos preocupa. É que essa gratuidade leva algumas pessoas a utilizarem o transporte público para outros fins, além de votar, e isso gera transtornos para aqueles que realmente vão às urnas, então nossa sugestão é que o transporte seja utilizado somente com a finalidade de ir até o local de votação”, disse Fernando Borges, assessor jurídico do Sinetram.

Fernando Borges também informou que a gratuidade gera um custo de aproximadamente R$ 9 milhões para os dois turnos das eleições, e acrescentou que empresas de transporte coletivo ainda não receberam o pagamento referente ao pleito de 2014.

“As empresas ainda não receberam os valores referentes às últimas eleições. Isso é motivo de preocupação, pois somando o valor do último pleito com este agora chegará a um total de R$ 20 milhões”, frisou.

A circulação dos coletivos será fiscalizada por 60 servidores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que estarão posicionados nos terminais de integração, garagens das empresas, principais corredores de ônibus, terminais de bairro e locais de votação que possuem maiores demandas. Os fiscais farão o monitoramento da frota em tempo real a partir da Central de Controle Operacional (CCO) que recebe informações do GPS instalado nos ônibus.

“Essa é a primeira eleição em que será realizado o monitoramento da frota via GPS, utilizando a CCO do município. Isso, sem dúvida, é um avanço e vai contribuir para resolvermos com celeridade qualquer problema que possa surgir. Além disso, a SMTU estará integrada com os demais órgãos de segurança e serviço junto ao CICC”, afirmou o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Costa Neto.

A população que detectar irregularidades quanto ao serviço de transporte público, pode denunciar o fato ao Serviço de Atendimento Comunitário da SMTU (SAC SMTU) no telefone 118, que funcionará no horário de 8h às 17h, nos dias de votação.

 

Por Mara Magalhães

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir