Sem categoria

Frente parlamentar da CMM vai discutir soluções para reestruturar Santa Casa

CMM

O projeto de resolução, foi aprovado durante a ordem do dia desta terça-feira (25). Foto: Divulgação

Foi aprovado na manhã desta terça-feira (25), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto de resolução 003/2014 de autoria do vereador Prof. Samuel (sem partido) que pede a criação da frente parlamentar de apoio aos hospitais Santa Casa de Misericórdia e entidades filantrópicas na área da saúde.

O objetivo da proposta é solucionar o caso de abandono em que a Santa Casa vive há mais de 11 anos. “Agora que foi aprovada será programada uma reunião para semana que vem com os sete membros já escolhidos pela mesa diretora da CMM, para se pontuar o que deverá ser feito para se resgatar o funcionamento desses prédios. T  enho certeza que a população irá nos apoiar com nas discussões, por ter o mesmo desejo de melhorar o sistema de saúde que Manaus possui atualmente”, afirmou Samuel.

A estrutura da Santa Casa conta com dois ambulatórios, 17 salas para consultórios; apartamentos e enfermarias para a área clínica, cirúrgica e de maternidade; salas para centro cirúrgico; UTI e áreas de apoio como lavanderia; laboratórios; cozinha; banco de sangue e salas administrativas.

“Toda estrutura poderia estar sendo utilizada para atender a população e desafogar outros hospitais públicos da cidade, oferecendo diversas especialidades médicas. Queremos dar a esse prédio um destino melhor do que o abandono” criticou o vereador.

Construída no século XIX, o prédio da Santa Casa foi posteriormente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que, para Samuel, só reforça a necessidade de preservar o referido prédio histórico. “Recuperar uma estrutura tão significativa como estão não pode ser algo inviável. Enquanto representante do povo, precisamos estar atentos a essas questões que fazem parte do direito do cidadão”, concluiu Samuel.

Além de Prof. Samuel (Presidente), os vereadores Dr. Issac Tayah (PSD), Dr. Ewerton (PSDB), Mário Frota (PSDB), Plínio Valério (PSDB), Profª. Jaqueline (Sem Partido) e o Walfran Torres (PTC), integram a frente parlamentar.

 

Por Mairkon Castro

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir