Dia a dia

Fotógrafo do EM TEMPO vence etapa nacional do Prêmio MPT de jornalismo

Fotógrafo Ricardo Oliveira recebe troféu em Brasília - foto: divulgação

O editor e fotógrafo Ricardo Oliveira recebe troféu em Brasília – foto: divulgação/MPT

O fotógrafo amazonense Ricardo Oliveira faturou o Prêmio MPT de Jornalismo, na categoria fotojornalismo. A fotografia vencedora ilustrou a matéria ‘Piaçabeiros e Piabeiros, às margens do rio Negro e das leis trabalhistas’. A imagem, que já havia vencido o prêmio na etapa regional, agora sagrou-se vencedora da etapa nacional.

Ricardo Oliveira recebeu o troféu na noite desta quinta-feira (1º), na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília. “Acho que estamos no caminho certo, pois o sacrifício foi grande, ficamos uma semana no meio dos ribeirinhos, trabalho árduo que gerou retorno. Não foi fácil ouvir esses trabalhadores, pois vivem em uma semiescravidão”, falou o fotógrafo, que venceu seu segundo prêmio nacional em cinco anos.

O jornalista Emerson Quaresma, que atuou na reportagem ao lado de Ricardo Oliveira, conquistou o prêmio na etapa regional. “É uma parceria entre repórter e fotógrafo. O trabalho é completamente em conjunto. A união gera esses resultados. Buscando grandes reportagens conquistamos prêmios como este, fico engrandecido”, disse Emerson, que faturou o prêmio no valor de R$ 15 mil.

Quaresma e Oliveira foram à cidade de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus) onde, por uma semana, presenciaram o cotidiano dos trabalhadores da pesca artesanal, conhecidos como ‘piabeiros’, e do extrativismo da fibra de piaçava, conhecidos como piaçabeiros.

Por João Paulo Oliveira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir