Dia a dia

Fórum vai discutir políticas públicas para ciclomobilidade em Manaus

O movimento Pedala Manaus é uma iniciativa da sociedade civil que surgiu em janeiro de 2010 – foto: divulgação

O movimento Pedala Manaus é uma iniciativa da sociedade civil que surgiu em janeiro de 2010 – foto: divulgação

O Coletivo Pedala Manaus promoverá entre os dias 24 e 26 de agosto o ‘5° Fórum de Bicicletas Manaus’. O tema desta edição aborda a necessidade da inclusão de políticas públicas para a ciclomobilidade. Assuntos como redução de velocidade, aumento da infraestrutura cicloviária da cidade, além de treinamento de condutores de transporte coletivo, serão debatidos durante a programação. Para maiores informações, acesse o site: www.pedalamanaus.org.

De acordo com um dos organizadores do evento, Paulo Aguiar, o objetivo do fórum é fomentar políticas públicas que incentivem o uso de bicicletas como meio de transporte. “Queremos pôr ideias em discussões e, principalmente, pautar a cidade sobre a necessidade da ciclomobilidade”, disse.

Mas para isso é necessário superar vários desafios. “Podemos começar falando da dificuldade em inserir esse conceito na cultura da cidade, fazer o poder público entender que a bicicleta faz parte da solução para uma boa parte dos problemas de mobilidade urbana. Hoje, a bicicleta ainda é vista como apenas um meio de lazer ou esporte”, explicou.

Para isso, o poder público tem responsabilidade tremenda em mudar esse conceito. “Por isso, é preciso investir em infraestrutura, estimulando o uso cada vez maior da bicicleta. Hoje, quem faz isso é a sociedade civil organizada. Ou seja, o maior desafio ainda é a falta de planejamento cicloviário e de políticas públicas para a bicicleta”, afirmou.

O fórum contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, como o diretor do Transporte Ativo, Zé Lobo, a diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Clarisse Linke, o ex-secretário de Obras públicas de Bogotá, Jaime Ortiz, a diretora do Anouk Bags/ Engraxadas, Monica Bentes, entre outras referências no assunto. O evento acontece em parceria com o hotel GO Inn.

Dentro do tema abordado durante o evento está a dificuldade da indústria do ciclismo concorrer com seus rivais de quatro rodas.

“Sabemos que há uma cultura muito forte em torno do carros. Só se investe em políticas para carros. O Pedala Manaus foi criado com a visão de que ter carro é status, sinal de sucesso etc. As indústrias automobilísticas recebem vários incentivos. A carga tributária da bicicleta é maior, o que a torna em alguns casos inacessível a uma grande parte da população. E ainda temos um agravante. O péssimo sistema de transporte público leva as pessoas a terem um carro”, analisou.

Sobre o movimento
O movimento Pedala Manaus é uma iniciativa da sociedade civil que surgiu em janeiro de 2010, quando um grupo de estudantes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) começou a se reunir para pedalar em Manaus.
Com o tempo, a iniciativa desses estudantes conquistou o apoio inestimável da população de Manaus e desde então o interesse no movimento vem crescendo e se consolidando.

O Pedala Manaus é coordenado por um conselho autônomo, que é composto por indivíduos da sociedade civil que possuem interesse em estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital do Estado do Amazonas, participando voluntariamente da sua construção.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir