Dia a dia

Fórum debate queimadas e desmatamento no Amazonas

Durante o encontro, titular da Sema pretende reforçar execuções das ações contra queimadas no Estado – foto: Ione Moreno

Durante o encontro, titular da Sema pretende reforçar execuções das ações contra queimadas no Estado – foto: Ione Moreno

O fortalecimento de ações contra queimadas, além do desmatamento e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) serão discutidos, nesta terça-feira (26), em Brasília, com o titular do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sarney Filho, na pauta que será apresentada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Antônio Stroski. A reunião será realizada às 11h, na sede do MMA.

Os temas serão tratados em uma audiência com o ministro que reunirá os membros do Fórum dos Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal, cuja secretaria Executiva é presidida pela Sema. O encontro também contará com a presença de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que irão avaliar a possibilidade de destinação de recursos para as ações.

De acordo com Stroski, a intenção é fortalecer a interação com o MMA para somar esforços nas ações que serão realizadas de forma integrada no Amazonas e Estados vizinhos. “Queremos assegurar as bases com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer ações e os resultados delas em nosso Estado e nos demais do Bioma Amazônia. A expectativa é que possamos fazer ações integradas e que o MMA e demais Estados da Amazônia estejam alinhados em torno de um objetivo comum, por meio do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)”, ressaltou.

A pauta é estratégica, segundo Stroski, porque reforça a execução do “Plano de prevenção, controle e combate às queimadas”, lançado em junho deste ano, pelo governo do Estado, além do planejamento contra queimadas, realizado desde janeiro. “Temos trabalhando intensamente com o Ipaam, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado e secretarias municipais para que possamos prevenir as queimadas. E toda iniciativa que possa somar esforços para esse objetivo é muito válida. Temos certeza que esse encontro será positivo não só para o Amazonas, mas para todos os Estados da região”, destacou.

Nova etapa
Stroski ressaltou que o governo do Estado, por meio da Sema e Corpo de Bombeiros, deve entregar equipamentos de combate a focos de calor, bem como materiais de educação ambiental da campanha “Diga não ao fogo. Você também é responsável” para os demais municípios do Amazonas. Os primeiros 14 municípios que receberam os itens foram os 13 que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM), mais Caapiranga. O planejamento da entrega para as demais cidades está estudando as dificuldades geográficas de cada região.

Os materiais irão equipar as brigadas de incêndios florestais formadas pelo Corpo de Bombeiros e intensificar as ações contra focos de calor no Estado.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir