Mundo

Forças de segurança iraquianas assumem controle do centro de Fallujah

As forças de segurança no Iraque passaram a controlar o centro da cidade de Fallujah, depois de expulsar os jihadistas do grupo Estado Islâmico (proibido na Rússia), informou hoje (17) o chefe da polícia, Raed Shakir Jawdat.

“As unidades da Polícia Federal liberaram nesta sexta-feira o edifício da administração de Fallujah, colocando lá a bandeira do Iraque”, afirmou Jawdat, citado pela agência Al Hadath.

Por sua vez, a emissora Al Sumaria, citando Raed Shakir Jawdat, disse que os militares iraquianos conseguiram entrar no bairro da cidade de Al Asram e garantir a segurança na margem esquerda do Rio Eufrates.

O avanço das forças de segurança iraquianas também foi confirmado por Brett McGurk, o enviado especial do presidente dos Estados Unidos para a coalizão internacional. Anteriormente, a informação era de que as forças de segurança iraquianas haviam liberado o bairro de Nazzal, no centro de Fallujah.

Localizada na província iraquiana de Anbar, a cerca de 65 quilômetros de Bagdá, a cidade de Fallujah foi ocupada por integrantes do Estado Islâmico no início de 2014 e está sendo usada para lançar ataques contra a capital iraquiana.

No fim de maio, o premiê iraquiano, Haider al Abadi, anunciou o início de uma operação para liberar a cidade, onde permanecem presos de 80 a 90 mil civis, de acordo com estimativas de Lise Grande, coordenadora humanitária da ONU para o Iraque.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir