Sem categoria

Força-tarefa é montada no combate às queimadas urbanas, em Manaus

Reunião ocorreu na Sede da Defesa Civil do Município - Foto: Luis Henrique Oliveira

Reunião ocorreu na Sede da Defesa Civil do Município – Foto: Luis Henrique Oliveira

Após recordes de incêndios em áreas de vegetação em Manaus, uma força-tarefa foi iniciada na tarde desta terça-feira (28), para operar na prevenção e combate às queimadas urbanas. A reunião ocorreu na sede da Defesa Civil do Município, localizada na rua Padre Agostinho Caballero, bairro Compensa, Zona Oeste da capital.

De acordo com o chefe da Casa Militar, coronel Fernando Farias, o objetivo é prevenir casos de incêndio e notificar donos de terrenos com excesso de lixo ou entulho. “Iremos identificar proprietários de terrenos abandonados, que ficam cheio de matos, mato seco e isso fica extremamente vulnerável a essa ação”, informou Farias, durante coletiva de imprensa.

Ainda segundo Farias, os registros de incêndio aumentam no período de clima quente e seco, onde donos de terrenos baldios aproveitam para incendiar lixo e mato nesses terrenos, com o intuito de “limpar”.

Estiveram presente na reunião, representantes do Corpo de Bombeiros, além de secretarias municipais do Meio Ambiente (Semmas), Limpeza Urbana (Semuslp),  da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Defesa Civil e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Durante o encontro, as autoridades discutiram sobre a implantação de uma base do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), onde serão realizados mapeamentos de áreas, trabalhos para divulgação e conscientização de pessoas. A base será instalada na própria sede do Corpo de Bombeiros, no bairro de Petrópolis, Zona Sul.

Além da criação do SCI, membros da Defesa Civil e equipamentos estão à disposição da corporação. A Manaus Ambiental também auxiliou com um carro pipa para ocorrências de incêndio.

Em agosto de 2015, mais de 120 ocorrências de incêndio foram registradas em Manaus. Cerca de 80% a mais, se comparado ao mesmo mês de 2014, onde 67 casos foram confirmados.

 

Por Equipe Em TEMPO Online

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir