Sem categoria

Fogo destrói bar e residência no Alvorada; no Monte das Oliveiras, igreja sofre princípio de incêndio

incendio2

Os bombeiros utilizaram 12 mil litros de água para conter as chamas – fotos: Corpo de Bombeiros

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas registrou duas ocorrências de incêndio na madrugada desta terça-feira (18). O primeiro destruiu um imóvel onde funcionava um bar e residência, no Alvorada 2, Zona Centro-Oeste; e o segundo atingiu uma igreja evangélica no Monte das Oliveiras, Zona Norte.

De acordo com a assessoria da corporação, as viaturas foram acionadas para o sinistro na rua 13 com avenida João Paulo, antiga ‘J’, no Alvorada 2, às 3h11, com tempo de resposta de apenas quatro minutos.

O fogo no imóvel misto (madeira e alvenaria), de dois pisos, teria começado no segundo andar, onde funcionava um bar e uma residência. O depósito, localizado no primeiro piso, também não escapou.

Dois cachorros que estavam na área do bar morreram carbonizados. Duas mulheres identificadas como as irmãs Denalda Alves da Silva, 42, e Jaqueline Alves da Silva, 26, foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Elas não sofreram ferimentos e não precisaram de atendimento médico.

A proprietária do imóvel, Denalda, que reside no local há 15 anos, não soube informar onde teria iniciado o fogo, mas relatou ao EM TEMPO Online que a fiação elétrica do imóvel foi trocada há pouco tempo e, devido a isso, não acredita que as chamas possam ter sido ocasionadas por curto-circuito ou mesmo do botijão de gás, que ela afirmou sempre desligar no registro, após o uso.

Denalda disse ainda que um mototaxista passava no local por volta das 3h e viu dois rapazes descendo as escadas que acessam o piso superior, onde as primeiras chamas foram avistadas. Foi ele quem chamou os bombeiros.

incendio1-divulg

“Ele viu dois homens com mochilas saírem correndo da minha casa. O mototaxista achou estranho e ficou observando, em seguida percebeu que a minha casa estava em chamas e chamou socorro”, relatou a mulher inconformada, lamentando a perda de seus pertences.

A mulher informou também que a Defesa Civil enviou uma assistente social ao local e que estava aguardando pela ajuda, pois não têm para onde ir, juntamente com a irmã, que já era agregada em sua residência.

Além de ter perdido o imóvel, a moradora e comerciante também perdeu todos os seus bens móveis, como freezers, geladeiras, jogos de mesa, cadeiras, fogão e mercadorias, como pacotes de água mineral e grades de cervejas e refrigerantes, com as quais trabalhava.

Pelo menos 12 mil litros de água foram necessários para conter as chamas, que se alastravam rapidamente. Três viaturas atuaram no trabalho.

As causas do sinistro não foram determinadas, mas serão apuradas para posterior emissão de laudo, o que deve ocorrer num prazo de 30 dias.

Igreja

incendio3-divulg

A rápida atuação da brigada impediu que o fogo causasse maiores danos ao patrimônio da igreja

O outro caso de incêndio foi registrado pelos bombeiros às 4h35 desta terça, na igreja evangélica Assembleia de Deus Nova Jerusalém, localizada na avenida Samauma, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte, nas proximidades do Serviço e Pronto Atendimento (SPA) Galiléia.

Não houve vítimas, apenas danos materiais, como a queima total de um armário com livros, e a queima parcial do forro de PVC e de um aparelho de ar condicionado.

Conforme o pastor da igreja, José Maurício Siqueira da Silva, o sinistro foi ocasionado por um curto-circuito no ar condicionado, mas, devido à rápida atuação dos bombeiros, o fogo não conseguiu se alastrar para outros ambientes do imóvel, de dois pisos.

A viatura que atendeu a ocorrência utilizou 400 litros de água para a contenção das chamas e o rescaldo do lugar.

Por Yndira Assayag e Conceição Melquíades

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir