Política em Foco

Foco nas exportações

Para tentar resgatar 23% de vendas do que é produzido na Zona Franca de Manaus (ZFM), a nova estratégia da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é focar nas exportações. De acordo com a superintendente Rebecca Garcia, a ideia é que as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) passem a produzir com foco nas vendas aos demais país. Na última semana, uma empresa de lentes do PIM passará a exportar os produtos para a Colômbia e os Estados Unidos da América. “Por conta da questão cambial, as exportações nos colocam em um patamar competitivo”, disse Rebecca.

Articulação

Nas últimas semanas, a superintendente e representantes da autarquia têm participado de reuniões com organizações internacionais e representantes de outros países para estreitar as relações e fortalecer o viés da exportação para os produtos do PIM. Agora é torcer para que a inicitativa dê certo.

Comitivas

Foram realizadas reuniões com comitivas de Macau, do Equador e de uma universidade sul-coreana que, primeiramente, buscavam entender o funcionamento da Zona Franca para discutir investimentos e ações em parceira.

Curso

Para não perder nenhuma possível oportunidade de negócio, a Suframa realizou, no fim de fevereiro, um curso básico de exportação. Segundo Rebecca Garcia, o objetivo da formação é consolidar a cultura exportadora como forma do ZFM estar mais preparado e forte para enfrentar momentos como a atual crise econômica, que ocasionou a redução de consumo no mercado interno.

Pré-campanha?

Por falar em comitiva, na última sexta-feira (04/03), em Manaus, a atenção do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), foi disputada por ex-prefeitos do interior do Estado. De olho nas eleições deste ano, os ex-prefeitos cortejavam o líder político já em busca de apoio. Será que colou?

Apoio

Além dos ex-prefeitos, quem também acompanhou o ministro Eduardo Braga foi a deputada estadual Alessandra Campelo (PCdoB) que, está a um passo de migrar para o PMDB, segundo líderes partidádios. No cenário político cogita-se que Campelo foi convidada para ir para o PMDB para fazer uma dobradinha com Marcos Rotta (PMDB) na disputa pela Prefeitura de Manaus.

Por enquanto, eu fico!

Alessandra Campelo, que já disse que é pré-candidata à Prefeitura de Manaus pelo PCdoB, mas ainda tem de ter o nome avaliado pelo partido político, tem negado que tenha conversado com Braga sobre troca de partido político e disse que, ao menos por enquanto, permanece no PCdoB. Será?

Transparência

Menos de três meses antes do término do mandato à frente da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a desembargadora Socorro Guedes instituiu uma comissão para dotar o tribunal de transparência, segundo a Lei de Acesso à Informação. A comissão foi criada em atendimento a resolução 215 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sugestões:
ccavalcante16@gmail.com
99229-2981/3090-1044

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir