Esportes

Flamengo bate Maccabi e conquista a inédita Copa Intercontinental

O argentino Laprovittola liderou o Flamengo na vitória sobre o Maccabi Tel Aviv no Rio de Janeiro- foto: Divulgação/FIBA América

O argentino Laprovittola liderou o Flamengo na vitória sobre o Maccabi Tel Aviv no Rio de Janeiro- foto: Divulgação/FIBA América

O Flamengo se tornou o segundo clube brasileiro a conquistar a Copa Intercontinental masculina de basquete, neste domingo com uma emocionante vitória sobre o Maccabi Tel Aviv, na Arena da Barra. O clube carioca derrotou o israelense por 90 a 77, garantindo o título no saldo de pontos.

No primeiro jogo da Copa Intercontinental, disputado na sexta-feira também no Rio de Janeiro, o Maccabi venceu por 69 a 66 e por isso poderia perder por até dois pontos neste domingo que ficaria com o título. O Flamengo precisava triunfar com quatro de vantagem para conquistar o torneio. Vitória por três pontos de frente, levaria o duelo para a prorrogação.

A Copa Intercontinental voltou a ser disputada na temporada passada depois de quase 20 anos de intervalo. Na ocasião, o Olympiacos, da Grécia, venceu as duas partidas contra o Pinheiros, no Ginásio José Corrêa em Barueri, e conquistou o título inédito.

Antes do Flamengo, o Sírio era o único brasileiro campeão do evento, graças à vitória em 1979 sobre o Bosna, clube sérvio.

Os heróis do título flamenguista foram o argentino Nicolas Laprovittola, responsável por 24 pontos e seis assistências, e o norte-americano Meyinse, que anotou 20 tentos e pegou cinco rebotes. Pelo lado israelense, Jeremy Pargo foi a estrela com 28 pontos para o time visitante.

O Flamengo jogou bem o primeiro tempo de partida diante do Maccabi Tel Aviv, depois de um início vacilante. A equipe israelense abriu 7 a 0 rapidamente no marcador, mas bons lances de Marquinhos e do norte-americano Meyinse colocaram o Rubro-Negro na frente do marcador.

No fim do quarto inicial, o argentino Walter Herrmann acertou belo tiro de três, deixando os donos da casa com 25 a 27 no placar.

A defesa rubro-negra melhorou e o time abriu vantagem no marcador, com grande atuação Meyinse. Quando os jogadores foram para o vestiário no intervalo de jogo, o Flamengo tinha 46 a 36.

No terceiro quarto, Jeremy Pargo entrou em ação. O armador norte-americano recolocou o Maccabi Tel Aviv na disputa com consecutivos arremessos de três pontos, jogando pressão sobre o Flamengo, que abriu o período final de partida com apenas três pontos de frente.

O Rubro-Negro conseguiu parar a estrela do time israelense no último quarto com uma marcação forte de Vitor Benite; Os outros atletas do Maccabi se viram obrigados a também a assumir responsabilidades e falharam. Com Laprovittola inspirado, o Flamengo utilizou o momento favorável e conseguiu abrir boa vantagem.

Quando os israelenses buscaram se recuperar, não havia mais tempo. De um lado, Pargo foi obrigado a precipitar arremessos de três pontos para tentar diminuir a diferença.

Do outro, o Flamengo valorizou bem as posses de bola e segurou sua vantagem até o cronômetro zerar.

Por Gazeta Esportiva

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir