Dia a dia

Fiscalização na Zona Leste resulta na apreensão de 38 veículos irregulares

Desde o mês de setembro a SMTU já apreendeu mais de 170 motocicletas que realizavam o serviço de transporte clandestino - foto: divulgação

Desde o mês de setembro a SMTU já apreendeu mais de 170 motocicletas que realizavam o serviço de transporte clandestino – foto: divulgação

Trinta e oito veículos foram apreendidos durante a operação de fiscalização realizada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) na tarde dessa quinta-feira (3), no bairro Cidade do Leste. A ação tinha como objetivo combater o serviço de transporte clandestino por mototáxi.

A operação foi realizada em parceria com a 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e o Batalhão de Trânsito (BPTran). Ao todo, 35 policiais militares e dez fiscais de transporte da SMTU, participaram dos trabalhos.

Dos veículos apreendidos, 19 eram utilizados para o serviço de transporte de passageiros de forma clandestina, sendo 16 por mototáxi e três por táxi. Estes últimos circulavam com uma identificação no parabrisa, como pertencentes a uma cooperativa. Outro veículo, caracterizado de escolar foi apreendido por problemas na documentação do condutor.

Os policiais do batalhão de trânsito apreenderam 18 motocicletas em decorrência de infrações de trânsito como a não apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento do veículo em atraso e não utilização do capacete.

O comandante da 4ª Cicom, Marcelo Cruz, destacou que operações como essa auxiliam o combate à criminalidade na região.

“Boa parte dos crimes são cometidos por indivíduos que utilizam motocicletas. Há registros de bandidos que se caracterizam como mototaxistas para agir, o que de certa forma, acaba denegrindo a imagem dos profissionais. Ao fazermos abordagens como essa, retiramos de circulação quem não é legalizado e ao mesmo tempo coibimos a ação de bandidos”, afirmou o comandante.

Desde o mês de setembro a SMTU já apreendeu mais de 170 motocicletas que realizavam o serviço de transporte clandestino por mototáxi.

De acordo com o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Thiago Balbi, as fiscalizações estão sendo intensificadas. “Temos percorrido todas as zonas da cidade. Somente neste mês de dezembro, contando com as apreensões desta quinta-feira, 3, já são mais de 50 mototáxis clandestinos apreendidos”, disse o Balbi.

Além das fiscalizações, o diretor orienta a população a sempre optar pelos serviços de transporte legalizado, principalmente na modalidade mototáxi. “Os mototaxistas legalizados são profissionais capacitados que passaram por uma licitação criteriosa e que possuem cadastro na SMTU. Utilizar o serviço clandestino pode colocar em risco a segurança do passageiro, pois temos verificado muitos casos em que os condutores de mototáxis clandestinos não possuem nem sequer a CNH”, concluiu o diretor.

Alguns veículos foram levados para o pátio da SMTU e outros para o Departamento Estadual de Transito (Detran).

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir