País

Fique atento aos horários de provas do Enem

No sábado (24) e domingo (25), estudantes de todo o país farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para não perder o Enem, os candidatos devem ficar atentos aos horários do exame.

Em todos os estados, os portões de acesso serão abertos às 12h (horário oficial de Brasília) e fecham uma hora depois, às 13h, quando não será mais permitida a entrada nos locais de prova.

É importante que o candidato fique atento às diferenças de fuso horário do seu estado com relação a Brasília e não se esqueça que a partir de amanhã (18), a capital federal e cidades de outros dez estados passarão a adotar o horário de verão, adiantando os relógios em uma hora. Assim, a diferença para os estados que não participam do horário de verão fica alterada.

Para os que guardam os sábados por motivos religiosos, a prova do primeiro dia começa a ser aplicada somente às 19h, horário da capital federal. A exceção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é para os estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde, devido ao fuso horário, as provas iniciarão às 19h, levando em consideração o horário local.

A orientação do Inep é que os candidatos verifiquem, com antecedência, os locais onde farão as provas e que antes do dia do exame observem o caminho a ser feito.

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as matérias desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

Fique Atento:

– Os portões serão abertos às 12h, no horário oficial de Brasília, e fecham às 13h.

– Brasília está no horário de verão: relógios adiantados em uma hora. Fique atento às diferenças de fuso horário.

– Sabatistas também entram entre 12 e 13h, no horário de Brasília. Provas do primeiro dia serão aplicadas às 19h, também no horário de Brasília em algumas localidades, e 19h no horário local em Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

– Verificar os locais de prova com antecedência.

– Conhecer o local de prova antes do dia do exame.

Para mais dicas, acesse o site do Enem no Inep.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir