Cultura

Filósofo franco-americano René Girard morre aos 91 anos

foto: reprodução

foto: reprodução

Morreu, na madrugada desta quarta-feira (4), o filósofo franco-americano René Girard, nos Estados Unidos. Considerado conservador, Girard tem uma obra que passeia por vários campos do conhecimento, como a filosofia, a antropologia, a crítica literária, a teologia, entre outros.

Publicado no Brasil pela É Realizações, ele é autor de obras como “O Sacrifício” e “A Conversão da Arte”. Desde 2008, era membro da Academia Francesa -instituição criada por Luís 14, na qual a Academia Brasileira de Letras foi inspirada. O autor também era professor emérito da Universidade de Stanford.

René Girard é conhecido por ter criado a teoria do desejo mimético. Segundo esse conceito, os seres humanos tendem a imitar os desejos uns dos outros, o que seria uma fonte de tensão social. Tal violência em uma comunidade seria resolvida por um “bode expiatório”, sobre o qual a violência de uma sociedade é direcionada, antes que a agressividade de um grupo possa destrui-lo.

Por ser um defensor do cristianismo, costumava ser visto como um filósofo conservador. A hermenêutica bíblica, aliás, era uma de suas áreas de atuação.

René Girard nasceu em 25 de dezembro de 1923, em Avignon, na França. Seu primeiro livro “Mentira Romântica e Verdade Romanesca”, foi publicado em 1961. Escreveu ao longo da vida quase 20 livros.

 

Por Folhapress

2 Comments

2 Comments

  1. Louis Bouilhet

    4 de novembro de 2015 at 22:36

    Esa foto es del futbolista René Girard, no el filosofo!

  2. Diniz

    4 de novembro de 2015 at 20:59

    Apesar de parecer bastante patente que o sujeito da foto não tem 91 anos, me sinto na obrigação de informar que este não é o René Girard filósofo, e sim o técnico de futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir