Filmes

Filme: ‘Diário de um Exorcista’, será lançado no segundo semestre de 2015

Autor também assina a direção do filme e revela que estudou durante anos maquiagem e efeitos visuais para aplicar na obra- foto: divulgação

Autor também assina a direção do filme e revela que estudou durante anos maquiagem e efeitos visuais para aplicar na obra- foto: divulgação

O assunto ‘exorcismo’ é algo que desperta curiosidade. A indústria cinematográfica já explorou de diversas maneiras, em produções como ‘O Exorcista’ e ‘O Exorcismo de Emily Rose’. Pensando nisso, o cineasta Renato Siqueira e o escritor Luciano Milici escreveram, em 2013, o livro ‘Diário de um exorcista – como lutar contra as trevas quando elas se escondem dentro de você’. Além dele, está em fase final de produção pelos mesmos autores um longa-metragem adaptando a história para o cinema.

Nele, os dois contam uma história real, porém narrada através de personagens fictícios, onde dois estudantes de cinema, Renan e Bruno, contam a saga de um padre e os exorcismos que ele é capaz de fazer. A figura em questão é o sacerdote Lucas Vidal que, aos 12 anos, assiste a um fato que muda para sempre seu destino e resolve combater os espíritos maus que insistem em dominar pessoas.

Contramão
Ciente da carência do público brasileiro, o diretor Renato Siqueira pesquisou na internet a existência de alguma obra cinematográfica sobre exorcismo. O único encontrado foi o longa produzido em 1974 pelo cineasta José Mojica Marins (Zé do Caixão) chamado “Exorcismo Negro”. Na literatura, ele não encontrou nenhuma obra nacional sobre o tema exorcismo.

No filme, o protagonista padre Lucas Vidal será vivido pelo veterano Ewerton de Castro. O restante do elenco terá o próprio diretor Renato Siqueira, além de Lisa Negri, Fábio Tomasini, Ruben Espinoza, Cibelle Martin, entre outros. O longa deveria ter sido lançado também em 2013, mas sofreu atrasos na produção e teve sua estreia mudada para o segundo semestre deste ano.

Inovação e estudos para efeitos especiais

Para conseguir o resultado desejado, o diretor Renato Siqueira precisou se dedicar de corpo e alma à produção. “Doei 5 anos da minha vida para este projeto, tive que estudar muito antes de começar a realizá-lo e com isso trouxe para o Brasil uma inovadora técnica de maquiagem e efeitos visuais que aperfeiçoei durante esses anos. Apliquei-a no longa metragem e o resultado ficou excepcional. Além de produzi-lo eu também dirigi e atuei no filme, sem contar que a montagem e os efeitos especiais foram desenvolvidos por mim”, orgulha-se.

Tema proibido

Na Bíblia, há passagens em que o próprio Cristo ou os apóstolos expulsavam os espíritos maus das pessoas. Porém o Vaticano não fala muito a respeito e não incentiva a pratica, apesar de existir muitos padres em diferentes partes do mundo que fazem os rituais de exorcismo e estudam sobre o tema.

E não apenas membros da igreja católica se interessam sobre o assunto, tanto que psiquiatras também tentam explicar o tal fenômeno e tratar pessoas supostamente possuídas.

Por Fred Santana (especial EM TEMPO)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir