Sem categoria

Filiações partidárias no AM já passam de 303 mil

Cientista político Carlos Santiago afirma que o PCdoB e o PT têm mais filiações pelo o grau de participação em temas públicos que atraem os jovens – foto: Marcio Melo  

Cientista político Carlos Santiago afirma que o PCdoB e o PT têm mais filiações pelo o grau de participação em temas públicos que atraem os jovens – foto: Marcio Melo

O Amazonas hoje tem aproximadamente cerca de 303.976 filiações de 32 Partidos distribuídos em Manaus e nos interior de acordo com os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TCE). O PCdoB continua sendo o partido com mais filiações no Estado, com aproximadamente 23.484 mil filiados. Em segundo está o Partido dos Trabalhadores (PT), com 22.680 mil. Em terceiro vem Partido Social Cristão com 21.976. Segundo o presidente do PCdoB no Amazonas, Eron Bezerra o número de pessoas participantes se manteve pela as regras que o próprio partido indaga. “Nós que fazemos parte do PCdoB gostamos de ter uma política permanente, não fica entrando e saindo pessoas”.

Ainda de acordo com o Eron o município no Amazonas que tem mais filiados é Manaus com mais de 13 mil pessoas ligadas ao partido, em segundo é Itacoatiara com 860 filiados, além de outros também como Manacapuru (730) Parintins (528), e Maués (490). Quando perguntado sobre a exigências de escolaridade para se filiar ao partido, Eron diz que não precisa, para se filiar não é exigido nenhum grau de escolaridade ou qualquer outra exigência basta que a pessoa conheça o estatuto do partido e tenha afinidade com nosso projeto partidário. “Não há requisitos em graduação, uma pessoa semianalfabeta pode até mesmo assumir a presidência do partido, contanto que queira fazer política”.

O presidente ainda destaca a importância da mulher dentro do partido, segundo ele o partido comporta mais mulheres com o percentual de 52% e 48% homens. O partido é representado dentro da Câmara e do Senado por 12 parlamentares federais, 6 são mulheres, como a nossa senadora Vanessa Grazziontin. No estado o partido compõe mais de 9 mil mulheres.

Para o cientista político, Carlos Santiago o PCdoB e o PT terem mais filiações no Amazonas, seria pelo o grau de participação que eles têm no envolvimento com determinados tipos de temas públicos que atraem a juventude em torno disso. Carlos afirma que o PCdoB tem mais filiação porque é partido mais orga nizado, prega o comunismo e defende a esquerda que é o povo, mesmo não tento muita representação. “Às vezes você não é comunista, mas você é uma pessoa de contestação que defende uma sociedade mais justa, consequentemente você acaba sendo uma opção para esses partidos”.

Ainda segundo Carlos, tudo está muito ligado a ideia do embate político, porque o PCDOB e o PT têm como características recrutar pessoas que tem um interesse de participar da vida política, e que fazem e tem opinião. Geralmente esses partidos que tem quadro, que se organizam em torno da ideia partidária, conseguem atrair muito mais militantes. “Você não vê em outros partidos essa organização, essa juventude. Tanto o PT e o PCdoB são partidos que tem seus militantes hoje adulto, mas que começaram jovens”.

Carlos destaca outro fator que PCdoB e o PT terem se destacados nas filiações, são as constantes presenças que os partidos têm na sociedade, como em lutas de moradias e movimentos de estudantes. “Estão lá porque faz parte da filosofia política dos partidos, é estar junto nestas pautas de reivindicação social, com isso eles acabam se constituído como partidos de filiações de muitos jovens e adultos também”. O PCdoB e o PT se diferenciam dos demais partidos, porque eles têm uma preparação, uma escola de formação, organizam encontro, debates internos e congressos.

Por Diogo Dias

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir