Mundo

Filha de ex-ditador Fujimori sai na frente em 1º turno de eleições no Peru

A filha do ex-ditador Alberto Fujimori, Keiko, saiu na frente no primeiro turno das eleições peruanas, neste domingo (10).

Segundo pesquisa de boca-de-urna do instituto Ipsos, a fujimorista alcançaria 37,8% dos votos. Na segunda colocação, há empate técnico entre o economista conservador Pedro Pablo Kuczynski (20,9%) e a psicóloga esquerdista Verónika Mendoza (20,3%).

Outros institutos de pesquisa indicavam, logo após o fechamento das urnas, às 16h (18h de Brasília), números parecidos. O instituto CPI dava Keiko com 39%, PPK com 19,7% e Mendoza com 18,8%.
Apesar de longas filas terem causado atraso em várias mesas no interior do país, não houve incidentes graves nem protestos.

Os três candidatos votaram pela manhã. Keiko apareceu na mesa de votação sorridente, vestida de branco -nas últimas semanas, evitou usar roupa ou faixas cor-de-laranja, a cor do fujimorismo.

Já PPK votou em Lima acompanhado de vários apoiadores, e Mendoza foi ao posto de votação, em Cusco, acompanhada dos familiares, e após oferecer a apoiadores um café da manhã com pratos típicos da região.

Os três são esperados em seus comitês de campanha, em Lima, nas primeiras horas da noite, quando será divulgado o resultado da contagem preliminar do JNE (o TSE local).

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir