Esportes

Fifa aprova testes para uso de vídeos em lances duvidosos no futebol

A Fifa aprovou neste sábado (5) a realização de testes para o uso de vídeo para auxiliar a arbitragem em lances duvidosos no futebol.

A decisão foi divulgada após a reunião da International Football Association Board (Ifab, na sigla em inglês) realizada em Cardiff, no País de Gales. O Comitê é o responsável por determinar as regras do futebol e foi criado em 1886.

De acordo com o comunicado do órgão, os testes vão durar pelo menos dois anos para identificar as vantagens e desvantagens da introdução da tecnologia nos gramados. Os experimentos, no entanto, deverão ter início até a temporada 2017/2018.

“O Ifab concordou em permitir o experimento que envolverá um assistente para ter acesso a replays durante o jogo e rever algum incidente [na partida] a pedido do árbitro principal, ou se comunicar com o mesmo de forma proativa sobre um fato que não foi marcado”, diz parte do texto no site da Fifa.

Ainda segundo o comunicado, “a expectativa não é atingir 100% de eficiência nas decisões para cada acontecimento do jogo, mas evitar claramente decisões incorretas em lances que definam resultados – gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e erro no jogador a ser advertido”.

A International Board se reunirá nas próximas semanas para definir um cronograma de torneios que contarão com o teste ao longo dos próximos 24 meses.

A Folha de S.Paulo já havia adiantado que os primeiros testes da tecnologia podem ser feitos na Série A do Brasileiro de 2016. A primeira rodada do Nacional está marcada para 15 de maio, dois meses depois da reunião decisiva do Ifab. Já os principais torneios europeus, como a Eurocopa, só começam em agosto.

Já a Uefa anunciou nesta sexta (4) que as finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa desta temporada vão ter a tecnologia que determina se a bola ultrapassou ou não a linha do gol.

Por: Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir