Sem categoria

Fies financiará faculdade para 5,5 mil amazonenses; prazo para inscrições encerra nesta sexta

O acesso ao crédito educativo do Fies é concedido aos estudantes que participaram do Enem a partir de 2010 – foto: Diego Janatã

O acesso ao crédito educativo do Fies é concedido aos estudantes que participaram do Enem a partir de 2010 – foto: Diego Janatã

Depois de um ano de 2015 com uma série de polêmicas sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o novo ano começa, em Manaus, com a oferta de 5.550 vagas distribuídas em dez faculdades particulares pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para ter acesso ao financiamento para graduação acadêmica encerram nesta sexta-feira (29).

Para ter acesso ao crédito educativo, o estudante precisa ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e ter atingido o mínimo de 450 pontos, bem como não ter zerado em redação.

Entre as instituições de ensino superior credenciadas na capital amazonense, o Centro Universitário do Norte (Uninorte) aparece na lista como a com maior oferta de número de vagas para o financiamento do programa. A faculdade oferece o total de 1.233 vagas para 45 cursos de diversas áreas do conhecimento.

De acordo com a Uninorte, a instituição dispõe de equipe exclusiva para orientar os estudantes interessados em participar do processo do crédito educativo. O atendimento para tirar dúvidas sobre os procedimentos de inscrição é realizado na sede do Teatro Uninorte, localizado na avenida Joaquim Nabuco, bairro Centro, Zona Sul, próximo ao Hospital Beneficente Português.

A instituição informou que aos candidatos que fizeram a solicitação do financiamento parcial ou integral do crédito estudantil e não foram selecionados, a faculdade oferece condições especiais de matrículas.

A Faculdade Maurício de Nassau foi contemplada, em Manaus, com 534 vagas pelo Fies. Segundo o diretor de programas estudantis do Grupo Ser Educacional, Emerson Lavor, para requerer o crédito estudantil, os interessados precisam fazer as inscrições por meio do site do programa (fiesselecao.mec.gov.br), que começaram na tarde de quarta-feira.

“É preciso que o aluno faça sua inscrição o quanto antes para evitar problemas com o sistema, como congestionamento, já que a quantidade de procura é muito grande”, observou Lavor. Segundo ele, o segredo está na persistência. “Caso o aluno não consiga na primeira tentativa por meio do site, é preciso insistir. Essa é a única forma de garantir uma vaga no financiamento”, avaliou o diretor.

A Faculdade Martha Falcão, que tem 432 vagas disponíveis para 22 cursos diferentes, também montará estrutura para dar suporte aos estudantes no processo de documentação necessária para a efetivação do financiamento.

De acordo com a diretora da instituição, Helena Vieira Rosa Lima, as vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior privado são autorizadas pelo MEC a partir da localização e da nota obtida no Índice Geral de Cursos (IGC). “Nossos cursos são todos muito bem avaliados pelo governo federal”, afirmou.

Por Emerson Quaresma

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir